Visitas em presídios podem ser retomadas a partir de setembro
Da redação, AJN1
A Secretaria de Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc) deve começar, no início de setembro, a flexibilização das visitas presenciais nos presídios. Em Sergipe foram registrados até o momento 16 casos da covid-19 com um óbito no sistema prisional. A informação é que a Sejuc está adequando as unidades prisionais para retomada da atividade.
A suspensão das visitas foi uma das medidas adotadas para evitar o contágio em massa da covid-19 e foram definidas no plano de contingência, baseado em normas recomendadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com a Sejuc, a flexibilização das visitas deve ocorrer de forma gradativa, sempre de acordo com as normas de segurança para que não aconteça uma contaminação em massa dentro dos presídios do estado. A Sejuc ressaltou que as medidas adotadas até o momento foram essenciais para a segurança dos internos, familiares e servidores do sistema prisional, e os resultados foram extremamente positivos.
A Sejuc informou que o Estado está acompanhando as orientações a nível nacional, junto com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), do Tribunal de Justiça, e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que fornecerá as orientações para o retorno das visitas.