Vazão da Hidrelétrica de Xingó será de 2.000 m³/s a partir deste sábado, 23
Da redação, AJN1
A Usina Hidrelétrica de Xingó, que fica situada no rio São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas, terá a vazão elevada dos atuais 1.500m³/s para 2.000m³/s. As informações foram confirmadas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A Chesf destaca a importância de a população não ocupar as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, entre o trecho de Sobradinho até a foz, com o objetivo de garantir a segurança de todos. Nesse sentido, a Chesf enviou mensagens de texto para as comunidades ribeirinhas, além de autoridades, cadastradas no serviço de SMS para se resguardarem da elevação.
A prática de aumentar a vazão, de maneira geral, beneficia as comunidades ribeirinhas à jusante do Rio, pois possibilita melhores condições para os usos múltiplos das águas, a exemplo do abastecimento humano e da possibilidade de navegação no curso do Velho Chico.
A medida também proporcionará otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).