Vazão da Hidrelétrica de Xingó será de 1.500 m³/s nos fins de semana

Da redação, AJN1

A Usina Hidrelétrica de Xingó, que fica situada no rio São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas, terá a vazão reduzida dos atuais 2.000 m³/s – que permanecerá neste patamar nos dias úteis – para 1.500 m³/s, em fins de semana e feriados. Medida acontece em virtude do reservatório de Sobradinho, que atingirá nesta sexta-feira, dia 1º de abril, 100% de seu volume. As informações foram confirmadas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

A vazão de saída do reservatório de Sobradinho permanecerá em 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) até nova avaliação, visando a recuperação do nível no reservatório de Itaparica. Atualmente, o reservatório de Sobradinho se encontra com 98,91% de sua capacidade.

A medida também proporcionará otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Controle

A Chesf afirma que o controle das vazões na Bacia do Velho Chico vai assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro.

“Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou João Henrique Franklin, diretor de Operação da Companhia.

A situação hidrológica no Rio São Francisco é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo ONS.

A Companhia reforça o pedido de atenção para a importância de não se ocupar as áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.