Startup com DNA sergipano cresce e conquista o mercado nacional

Por Wilma Anjos
Ao anunciar sua segunda aquisição em 2021, a Softplan coloca em prática sua estratégia de M&A (sigla em inglês para fusão corporativa). A empresa é especialista em traduzir conhecimento e tecnologia em soluções que simplifiquem e gerem mais valor aos mercados da Indústria da Construção Civil, Justiça e Gestão Pública. Agora, os sergipanos do CV (Construtor de Vendas) fazem parte do portfólio de produtos de uma das principais desenvolvedoras de software do país. O CV é especializado no mercado imobiliário, está presente em todos os estados do país e foi fundado por Fábio Garcez, seu irmão Toninho Garcez e Gabriel Manzano, com o objetivo de promover a transformação digital do setor imobiliário. Conversamos com o seu CEO, Fábio, sobre a negociação com a Softplan e as atuações do CV:
Correio de Sergipe – O CV é uma startup da Alfama, correto? Como surgiu essa ideia?
Fábio Garcez – Sim, o CV surgiu através da Alfama Web, uma das empresas do Grupo Alfama, desenvolvedor de soluções digitais para nosso prolífero Nordeste brasileiro. Em 2010, a Alfamaweb foi procurada por um cliente específico que possuía dificuldades com relação ao seu controle de disponibilidade. Tendo resolvido seu problema, acabamos percebendo outras empresas com a mesma dor, e foi ali que notamos a oportunidade que surgia: a verdade era que o mercado imobiliário estava precisando urgentemente de um software de gestão completa e eficiente para modernizar seus processos e digitalizar o setor.
Nós não perdemos tempo, investimos no CV e pulamos de cabeça nessa nova jornada e os resultados não poderiam ser melhores! Dos quatro ou cinco clientes com os quais começamos, contamos hoje com mais de 406 incorporadoras e loteadoras em todos os estados brasileiros.
CS: Qual a especialidade de vocês?
FG: O CV – Construtor de Vendas – é o CRM mais completo do mercado imobiliário focado em construtoras/incorporadora. Nossa grande especialidade é propor uma jornada comercial completa para o nosso cliente, desde a prospecção de leads, até o pós-venda. Ou seja, nós buscamos acompanhar cada passo da trajetória de vendas, relacionamento e pós-venda para garantir a maior eficiência possível em cada etapa. Para isso, trabalhamos com base em cinco pilares: prospecção, venda, gestão, relacionamento e integração.
Hoje, o CV tem representantes em todos os estados do Brasil. Contamos também com mais de 400 clientes do ramo imobiliário, incorporadoras e loteadoras, mais de 50.000 corretores e mais de 10.070 imobiliárias, que confiam no nosso potencial e se dedicam, conosco, a inovar o setor.
CS: Quais soluções para a Construção Civil vocês têm?
FG: Nós oferecemos soluções bastante completas para os nossos clientes. Atualmente, contamos com cinco soluções principais: CV Prospectar, o módulo que permite pipeline de leads, workflow personalizado, gestão de tarefas e muito mais; CV Vender, o módulo comercial da plataforma, que conta com mapa de disponibilidade e espelho de vendas, gestão de proposta e comissão, análise de crédito e outros; CV Relacionar, o módulo que atua diretamente sobre a experiência do cliente, com assistência técnica, disparo de comunicações, pesquisas de satisfação, etc; CV Gerenciar, o módulo voltado para a gestão de processos, que conta com gestão de contratos, empreendimentos e muito mais; CV Integrar, o módulo que trata sobre nossas principais integrações, como Facebook, RD Station, Phonetrack, DocuSign, Totvs, Informakon, Mega, UAU e o próprio Sienge.
Além das nossas cinco soluções principais, também contamos com um Portal do Cliente inovador. Ele utiliza a tecnologia whitelabel para que nossos clientes possam personalizar seus portais de acordo com sua identidade visual. A plataforma é muito eficiente, personalizável e cem por cento amigável.
CS: Na sua opinião, porque a Construção Civil ainda não está 100% digitalizada?
FG: Eu acredito que o tradicionalismo característico do setor não permitia mudanças tão abruptas. A digitalização para o setor imobiliário não é uma questão de necessidade, mas uma questão de não-mortalidade. Por isso, aos poucos, ele tem se reinventado e adaptado suas abordagens para permitir uma maior modernização dos processos, para que as empresas do mercado continuem se mantendo de pé. Mas com a pandemia, o que sempre comento nas nossas palestras, que o mercado imobiliário evoluiu cinco anos em um. Exemplo claro disso é a assinatura eletrônica de contratos. Por isso nós do CV crescemos mais de 160%.
O setor precisa de tempo para se inserir completamente no universo da digitalização, mas estamos trabalhando dia e noite para que isso aconteça o mais breve possível.
CS: Como se deu a negociação com a Softplan? Foi um processo de longas discussões?
FG: A negociação com a Softplan aconteceu de maneira muito orgânica e simples. Não foi de forma alguma um processo de longas discussões. Iniciamos primeiramente em 2019, uma parceria de negócio com o objetivo de oferecer nosso produto para a cartela de clientes do SIENGE, empresa da Softplan . Nós procuramos integrar as ferramentas a partir de uma necessidade percebida: muitos clientes em comum já estavam em busca de uma solução completa e integrada, então a união era apenas uma questão de tempo. A Softplan e o CV possuem uma sinergia incrível, dando ao processo mais naturalidade e segurança para nosso crescimento.
CS: Qual a vantagem de se unir a ela?
FG: As vantagens da união são muitas. Primeiro para nós fundadores, eu, meu irmão Toninho Garcez, sócio e Gabriel Manzano, companheiros de jornada, ficamos muito orgulhosos de ter criado a nossa empresa, o Construtor de Vendas, e ter sido procurados e convidados para sermos sócio da Softplan, que possui uma expertise de mercado há mais de 30 anos, com mais de 2.000 colaboradores. Esta união nos impulsiona a ir além. Com ela, podemos enxergar adiante, potencializar e escalonar o processo comercial, atendimento e produto do CV. Com tantas coisas em comum, o resultado não poderia ser outro, essa união veio para impulsionar a jornada de ambas as empresas.
- Clique para ampliar
Os sócios Fábio Garcez, o seu irmão Toninho Garcez (canto direito) e Gabriel Manzano, celebram sociedade do CV com a gigante Softplan. Foto: Divulgação.
CS: Como as duas empresas atuarão juntas?
FG: O Construtor de Vendas permanece o mesmo. A diretoria segue igual, os sócios e fundadores continuam na operação e o mesmo vale para os colaboradores. O que muda agora é que temos ao nosso lado a expertise da Softplan.
CS: Após a fusão, houve alguma alteração nos procedimentos internos do CV?
FG: Não, os processos permanecem os mesmos. Funcionários, sócios e diretores seguem em suas funções como originalmente. Nada mudou neste sentido. O que aconteceu foi que o nosso time cresceu e agora conta com o apoio expressivo de um grupo que acredita no nosso trabalho e confia no nosso potencial de inovação.
CS: Você é muito jovem, um exemplo de sucesso. Que mensagem deixa para quem deseja seguir o mesmo caminho?
FG: A minha palavra de ordem é resiliência, muita energia e transpiração. É importante na conquista de qualquer sonho ter foco e objetivos claros. Devemos trabalhar com metas aplicáveis e, claro, perseverar quando confrontados com a adversidade. Resiliência é sobre entender que os problemas virão, com certeza, mas que estaremos fortes o suficiente para lidar com eles e superá-los.
Uma última dica que dou é: tenha ao seu lado pessoas que acreditam na sua vontade de vencer e que são sua rede de apoio. Para mim, essas pessoas são Deus em primeiro lugar, meus sócios Gabriel Manzano, Toninho Garcez e Marcos Garcez, minha família, meus amigos e, claro, o time incrível que tenho orgulho de dirigir dentro do CV, nossos CVmaníacos, mas estamos apenas começando a nossa jornada, temos muito caminho pela frente.
E, claro: agradecimento aos nossos clientes, que acreditam na nossa missão com foco em especial nas Construtoras Nordestinas, com ênfase em Sergipe, que desde o início do nosso projeto estão juntas conosco.
Muito obrigado e vamos juntos transformar ideias em realizações.com
Podem conhecer um pouquinho mais sobre essa sociedade. https://construtordevendas.com.br/softplan