Sexta-feira da Paixão: Entenda mais sobre essa data cristã
A Sexta-feira Santa é uma data super importante e simbólica para os devotos da Igreja Católica. Também chamada de Sexta-feira Maior ou Sexta-feira da Paixão, em 2022 tem sua comemoração hoje, 15 de abril, no final do período de 40 dias que marca a Quaresma. Entenda o significado da Sexta-feira Santa para os devotos de Jesus Cristo.
Significado da Sexta-feira Santa
Na Quinta-feira Santa, Jesus fez sua última ceia – a famosa Santa Ceia – com seus apóstolos e já tinha conhecimento de que um deles o trairia. Nesse mesmo dia, Cristo lavou os pés deles – um ato que até hoje é relembrado pela cerimônia de Lava-pés – como uma forma de humildade. Logo após a refeição, o Filho de Deus foi preso.
Seu julgamento e condenação aconteceram na Sexta-feira Santa. Cristo foi crucificado em um monte, junto com dois ladrões. Muitas pessoas que acompanharam a crucificação caçoaram dele. Esse dia faz parte de uma semana especial para os católicos e antecede a Páscoa, dia da ressurreição de Jesus.
Nesta data, muitos fiéis abdicam da carne vermelha e evitam qualquer ato de prazer, em respeito ao sacrifício do Filho de Deus. Acredita-se que fazer um pedido de coração na Sexta-feira Santa, depois entregar o jejum e orações a Deus, pode ajudar no alcance de milagres.
Celebração das 15 horas
Na Sexta-feira Santa acontecem celebrações às 15 horas, pois é o horário em que Jesus Cristo foi morto. Essa homenagem é uma das mais importantes do dia e é dividida em três partes. Na primeira ocorre a liturgia da Palavra, depois a adoração da Cruz e, por último, a comunhão da Eucaristia.
Já durante a noite, as paróquias fazem a encenação da Paixão de Jesus Cristo com o sermão da descida da Cruz. Logo depois ocorre a procissão do enterro, em que é carregada a imagem do Senhor morto.
Na sua própria casa, você pode celebrar esse momento lendo o capítulo 18 do Evangelho de João e os capítulos 13 e 52 de Isaías. Essas leituras são uma reflexão dos acontecimentos antes da crucificação e morte de Cristo. Aproveite também esta data para meditar nas 7 palavras do Filho de Deus na Cruz.
“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”;
“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”;
“Mulher, eis aí o Teu filho (…) Eis aí a Tua Mãe”;
Portal Terra