Sergipe é o estado com menor número de fumantes de tabaco do Nordeste
O Observatório de Sergipe, instituição vinculada a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), divulgou um importante estudo baseado na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS – 2013), divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e realizada em convênio com o Ministério da Saúde. O estudo traz uma completa abordagem sobre o consumo de tabaco em Sergipe, como forma de conhecer o perfil dos fumantes e contribuir para a construção de políticas públicas voltadas para essa parcela da população.
O estudo aponta que Sergipe é o estado com o menor número de fumantes de tabaco do Nordeste, atingindo um percentual de 12%, índice abaixo da média Nacional (14,7%) e do Nordeste (14,2%). Segundo o coordenador do Observatório, Ciro Brasil, apesar deste dado, é crucial que se entenda o perfil e os hábitos das pessoas que continuam utilizando o tabaco no estado. “Assim podemos avançar ainda mais na redução do número de usuários e, principalmente, na prevenção das nefastas consequências à saúde dos indivíduos e ao bem estar da sociedade como um todo”, enfatiza.
Os dados apontam ainda informações relativas a gênero e grau de instrução dos fumantes sergipanos. Seguindo a tendência nacional, em Sergipe predomina os fumantes homens (16,9%) frente às mulheres (7,5%). Apesar do número de usuários do tabaco em Sergipe ser maior entre as pessoas sem instrução e com ensino fundamental incompleto, com 17,1%, esse percentual é o menor do país nesta faixa. Já para a população com ensino superior completo, esse número cai para 8,8% de fumantes. A faixa etária em Sergipe com o maior índice de fumantes é a de 40 a 59 anos, na qual 19,6% das pessoas fumam, seguidas das pessoas com 60 anos ou mais de idade (17,1%), das de 25 a 39 anos (8,3%), e por fim os jovens de 18 a 24 (6,2%).
O levantamento realizado pelo Observatório aponta ainda que Sergipe apresenta um percentual de fumantes diários de tabaco menor que a média nacional e do Nordeste, ou seja, entre os fumantes atuais, 10,3% deles fumam diariamente; a média do Nordeste é de 11,9% e a nacional de 12,7% e. “Se observa que a população com o ensino médio completo e superior incompleto são os que apresentaram o menor índice de fumantes diários, cerca de 3,6%. Com relação à faixa etária, as pessoas com idade entre 40 e 59 anos apresentaram maior percentual de fumantes, que é de 17,7%”, frisa Ciro Brasil.
Mais informações a pesquisa completa pode ser acessada aqui.
Fonte: Observatório de Sergipe
Foto: EBC