Sergipano é selecionado para integrar equipe da Unesco, em Praga

O egresso do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), Lucas Rannier, foi selecionado pelo Institute of Macromolecular Chemistry, Czech Academy of Science para fazer parte do Unesco/Iupac Course 2021-2022 em Praga, na República Tcheca, um dos centros mais renomados da Europa em polímeros.
Durante a graduação, Rannier foi bolsista do CNPq-PIBIC de Iniciação Científica no Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina (LNMed), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). “Minha primeira experiência com a pesquisa foi em 2016, ao ser convidado pela professora Dra. Patrícia Severino a conhecer e, posteriormente, fui selecionado, para fazer minha primeira Iniciação Científica. Nela, desenvolvemos scaffolds com potencial na regeneração óssea”, comenta. “Já a minha segunda Iniciação Científica, também como bolsista do CNPq, foi desenvolvendo nanoencapsulação de peptídeos com atividade antimicrobiana”, diz Lucas.
“Por meio dessa experiência pude descobrir a importância do farmacêutico nessa área. Apesar da ampla variedade de campos de atuação, o profissional farmacêutico também é muito importante no desenvolvimento científico, do qual participa desde as etapas de desenvolvimento de um medicamento até a farmacovigilância”, destaca.
Após o término da graduação, Rannier optou por realizar o mestrado e continuar o desenvolvimento científico. “Em 2018, tive oportunidade de realizar meu mestrado com Bolsa Capes na Universidade de Sorocaba (SP), sob orientação da professora Dra. Renata de Lima, no Laboratório de Avaliação de Bioatividade e Toxicologia de Nanomateriais (Labiton), onde trabalhei no desenvolvimento de nanopartículas poliméricas visando a atividade repelente contra Aedes aegypti”.
Segundo a professora Patrícia, Lucas sempre se destacou em sala de aula. “Nos trabalhos científicos ele se revelou uma pessoa com forte interesse pela investigação e aperfeiçoamento científico. É extremamente gratificante ter inspirado nosso aluno a alcançar novos desafios dentro da pesquisa”, diz a a docente.
Com informações da Unit