Regulador britânico faz alerta sobre golpes com criptomoedas: ‘risco de perder tudo’

Após proibir a negociação de derivativos de bitcoin e outros criptoativos por empresas sediadas no Reino Unido, a Financial Conduct Authority (FCA), órgão regulador financeiro da região, emitiu comunicado nesta segunda-feira (11) sobre os riscos de investir em produtos de criptoativos que prometem altos retornos financeiros.

“A FCA está ciente de que algumas empresas estão oferecendo investimentos em criptoativos, ou fazendo empréstimos e investimentos associados aos criptoativos, que prometem altos retornos”, diz o texto. “Se os consumidores investirem nesses tipos de produtos, eles devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro.”

O comunicado é focado em produtos relacionados ao mercado cripto, e não à negociação dos criptoativos em si. A autoridade trata de sites e pessoas que oferecem produtos e serviços ligados a este mercado, com propostas de ganhos fáceis e fora da realidade, mas que na verdade se tratam de golpes, fraudes ou simplesmente propaganda enganosa: “Os consumidores devem ser cautelosos se forem contatados ‘do nada’, pressionados a investir rapidamente ou ouvirem promessas de retornos que pareçam bons demais para ser verdade”, diz o texto da FCA.