Prefeitura inicia imunização contra covid-19 nas escolas estaduais
31/03/2022 - 16:55
Como mais uma estratégia para avançar na vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju iniciou na manhã desta quinta-feira, 31, a imunização nas escolas estaduais. Seguindo cronograma prévio, a ação foi realizada na Escola Estadual Wolney Leal de Melo e no Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto Lima, ambos no Santa Maria.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que na primeira etapa dessa ação, realizada nas escolas municipais, foram vacinados 1.417 alunos, com idade entre 5 e 17 anos. Para ela, a parceria com as escolas estaduais e municipais é fundamental para alcançar o maior número de vacinados nessa faixa etária de crianças e de adolescentes.
“Com essa estratégia, levamos o imunizante até os alunos, de forma segura, facilitando para os pais ou responsáveis. Encerramos ontem nas escolas municipais com um saldo positivo. Agradecemos a disponibilidade das secretarias de Educação do Município e do Estado”, ressalta a gestora.
O calendário da vacinação nas escolas estaduais foi estabelecido entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação (Semed), além da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através do Programa Saúde na Escola (PSE). Essa estratégia de vacinação seguirá até o dia 31 de abril.
Vacinados
O pequeno Richard Oliveira, 8 anos, tomou a primeira dose na manhã desta quinta-feira, acompanhado dos coleguas de sala. Corajoso, ele não teve medo da agulha, tomou a vacina sem chorar e declara: “Não dói”, diz incentivando que ainda não tomou a vacina.
O professor polivalente Miron Barbosa, que aproveitou a vacinação na escola para tomar a terceira dose, considera a ação muito positiva. “Como trabalho os dois turnos, com uma carga de trabalho muito corrida, às vezes fica difícil conseguir ir ao posto de saúde, então foi muito prático poder me vacinar aqui mesmo na escola”, enfatiza.
Daniel Oliveira, 19 anos, é estudante do Colégio Estadual Dr. Jugurta Barreto Lima, ficou sabendo da vacinação através do aviso que a diretora fez no grupo do WhatsApp e decidiu aproveitar a proximidade de casa para tomar a terceira dose. “Tendo a vacina aqui, perto de casa, evitou que eu precisasse me deslocar para um lugar mais distante, achei muito boa essa iniciativa da Prefeitura. A vacina é muito importante”, ressalta.
Acompanhando o amigo Daniel, William Walace, 20 anos, também aluno da escola, aproveitou a manhã desta quinta para tomar a dose de reforço. “É muito bom poder me vacinar aqui na escola onde estudo, porque senão teria que me deslocar para o bairro vizinho”, conta.
Cronograma
Até a próxima semana, a vacinação nas escolas acontecerá de acordo com o seguinte cronograma:
01/04
Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela (Bairro Farolândia)
Colégio Estadual Professora Ofenísia Soares Freire (Bairro Farolândia)
04/04
Escola Estadual Clodoaldo de Alencar (Bairro Cidade Nova)
Escola Estadual João Paulo II (Bairro Getimana)
05/04
Escola Estadual Olímpia Bittencourt (Bairro Santos Dumont)
Escola da Silva Ribeiro Filho (Bairro Santos Dumont)
06/04
Colégio Estadual Vitória de Santa Maria (Bairro Santa Maria)
Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima (Bairro Atalaia)
07/04
Escola Euvaldo Diniz Gonçalves (Bairro Cirurgia)
Escola Santa Terezinha do Menino Jesus (Bairro Suissa)
08/04
Escola Estadual Professor Benedito Oliveira (Bairro São Conrado)
Escola Estadual Professora Judite Oliveira (Bairro São Conrado)
Fonte: SMS