Prefeito de Carmópolis é afastado por determinação da Justiça
Da redação, AJN1
Alvo de investigações que estão em andamento, tanto na esfera estadual, quanto federal, o prefeito de Carmópolis, Beto Caju, e um secretário do município foram afastados dos cargos nesta quinta-feira (20) por determinação do Tribunal de Justiça de Sergipe TJ/SE). O Município é alvo das operações Pandemonium, deflagrada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e Estroinas, da Polícia Federal.
Desde o início da manhã de hoje, equipes do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Sergipe, com o apoio Departamento Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Coordenadoria Operacional de Recursos Especias (Core), Comando de Operações Especiais (COE) ACI da Polícia Militar, deflagraram a operação, que cumpre mandados de busca e apreensão em Aracaju e Carmópolis.
A ação acontece simultaneamente nas cidades baianas e Novo Triunfo e Salvador com o apoio do Gaeco do MP/BA e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, através das Polícias Civil e Militar. A operação é fruto de investigações de desvios e fraudes praticados no âmbito de contratos do Município de Carmópolis com empresas baianas, pagos com recursos públicos destinados ao combate da pandemia mundial da covid-19.
Segundo o MPE/SE, há indícios fortes da prática de crimes contra a Administração Pública e de organização criminosa, voltada ao desvio de recursos públicos da saúde. Com base nesses indícios, foram deferidos pelo Tribunal de Justiça de Sergipe os pedidos do Ministério Público Estadual de buscas e apreensões na Prefeitura de Carmópolis, nas sedes das empresas contratadas e em endereços residenciais dos investigados.
Em que pese tratarem-se de investigações distintas, houve a deflagração conjunta de Operações pelo MPSE e pela Polícia Federal em Sergipe, esta última em razão de investigações de contratos envolvendo verbas públicas federais.
Fonte: MPE