Poesia Sergipana no Arte da Palavra

A poetisa sergipana Débora Arruda se apresenta no próximo sábado, dia 17 de abril, às 15h, no projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Na ocasião, pelo circuito Oralidades, ela irá conversar com o público virtual sobre o tema A democratização da poesia e das ruas.

 

Débora é autora do livro Coração despovoado, lançado pela editora Chita Cartonera e impulsiona movimentos de ocupação urbana através da literatura. É a poeta-organizadora do coletivo Sarau Debaixo; slammaster do Slam do Tabuleiro e atualmente constrói a Koletyva Mulungu.

Sobre o Arte da Palavra

O Sesc está promovendo a quinta edição do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do Brasil. Pelo segundo ano, todas as atividades ocorrerão em formato on-line em função da pandemia da Covid-19. Cerca de 40 escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros, de todas as regiões do país, participam do projeto. A proposta é promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. Estão previstas cerca de 500 atividades ao longo do ano até dezembro. A programação será transmitida pela página do projeto no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc).

 A programação do Arte da Palavra é dividida em três circuitos: Autores, voltado para debate entre escritores; Oralidades, para contadores de histórias, cordelistas, slammers e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação literária, composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também desenvolver leitores com mais bagagem literária.

O Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam escritores de Norte a Sul. Em 2020, já em formato online, o Arte da Palavra, por meio dos circuitos Autores e Oralidades, alcançou mais de 60 mil visualizações e, no circuito de Criação Literária, registrou mais de mil horas ministradas em oficinas diversas.