Papa Francisco visitou o Papa Emérito Bento XVI
OPapa Francisco visitou o Papa Emérito Bento XVI na tarde desta quarta-feira, 13 de abril, no mosteiro Mater Ecclesiae, situado nos Jardins do Vaticano. Francisco fez questão de saudar Bento pessoalmente pelas festividades da Páscoa e também pelo seu aniversário de 95 anos, que será celebrado neste dia 16, em pleno Sábado Santo.
Mediante nota de imprensa, a Santa Sé informou que, “depois de uma conversa curta e afetuosa e de terem rezado juntos, o Papa Francisco voltou para a Casa Santa Marta”, onde reside.
Tornou-se uma espécie de “tradição” de Páscoa e de Natal que o Papa Francisco visite Bento para lhe apresentar pessoalmente as suas felicitações nestas solenidades centais da fé cristã.
Mesmo fora dessas datas-chave, Francisco fez diversas visitas históricas ao seu precedessor, começando, obviamente, pelo inesquecível primeiro encontro de dois Papas em séculos de história da Igreja, poucos dias depois do conclave que elegeu o Papa argentino como o 266º Sucessor de São Pedro. Outra visita particularmente significativa de Francisco a Bento ocorreu por ocasião do consistório com os novos cardeais.
No tocante especificamente às visitas na Semana Santa ou na Páscoa, uma exceção foi o ano de 2020, quando o encontro não foi possível devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, considerando-se principalmente a idade dos dois pontífices. Em 29 de novembro do mesmo ano, porém, Francisco pôde visitar o Papa Emérito juntamente com os onze novos cardeais criados no consistório daquele dia.
O Papa Emérito vive em retiro desde maio de 2013 no mosteiro Mater Ecclesiae, onde conta com a assistência do secretário, dom Georg Gänswein, e de um grupo de religiosas da congregação das Memores Domini.
Fonte: Aleteia