Mostra individual da artesã Kris Lucena estará em exposição no Museu da PM-SE
Abrindo a agenda das exposições temporárias do mês de março de 2022, o Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe, sob a direção do coronel Dilson Ferraz, apresenta ao público a exposição “Procissões, Devoção & Caminhos”, mostra individual da artesã sergipana Kris Lucena com a curadoria da marca artesanal Pretuskinha Arteira. Interessada em questões que perpassam a cultura popular nordestina, o patrimônio cultural sergipano e o artesanato aplicado à técnica amigurumi (confecção de bonecos em crochê), a jovem artesã, que já foi chefe do escritório técnico do IPHAN em São Cristóvão /SE (2010-2018), diretora técnica do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão/SE (2019-2020), transita entre a pesquisa e a produção artesanal de amigurumis inspirados na cultura nordestina.
A exposição provoca reflexão para temática religiosa, “Procissões, Devoção & Caminhos” traz diversidade de manifestações de cunho religioso católico ao mesmo tempo que tenta expor elementos devocionais similares. Entre as peças selecionadas estão amigurumis que representam a Festa do Divino (Indiaroba/SE), a Romaria de Divina Pastora (Divina Pastora/SE), a Romaria de Senhor dos Passos (São Cristóvão/SE) e Festa do Bom Jesus dos Navegantes (Propriá/SE).
“As procissões em geral são expressões da nossa identidade cultural, ao serem observadas individualmente identificamos características específicas que fazem de cada procissão única em seu tempo e espaço. Contudo há elementos comum entre todas, que são os sentimentos de súplica e gratidão expressados pelos devotos que participam destas manifestações”, observa a artesã Kris Lucena.
Os visitantes terão acesso à exposição a partir do dia 11 de março até o dia 30 de abril de 2022 na sala de exposição para artistas plásticos, no Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe localizado na Rua Ivo do Prado, 64, São Cristóvão/SE, das 9h as 16h (todos os dias, inclusive feriados).
Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
Criado em 1969, inicialmente funcionando no Quartel do Comando da Polícia Militar – Rua itabaiana, 336, centro, Aracaju. Em 2012 foi transferido para a rua Ivo do Prado São Cristóvão/SE. Museu de temática militar com o acervo composto principalmente por armas, equipamentos, fardamentos e documentos. O museu possui dois programas sociais que são: Produção do Conhecimento no Museu, Biblioteca com documentos militares, sala de projeção e sala de exposição para artistas plásticos visando a valorização do artista sergipano. Direção executiva, coronel Dilson Ferraz.
Da assessoria de comunicação