Missa em Ação de Graças irá celebrar os 60 anos do Grupo Tiradentes

O Grupo Tiradentes irá promover nesta quarta-feira, 20 de abril, às 18h, uma Missa em Ação de Graças em comemoração aos seus 60 anos de fundação. Ela acontecerá no Minishopping do Campus Aracaju Farolândia, da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). Os públicos dos polos e unidades do interior e de outros estados também poderão acompanhar a missa, que será transmitida ao vivo pelo canal do Grupo Tiradentes no YouTube.
A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, tendo como concelebrantes os padres Anderson Pina e Cidmário Bezerra, ambos da Capela da Unit. A missa terá a presença dos alunos, professores, colaboradores e fundadores do Grupo. Após a celebração religiosa, haverá show comemorativo com uma atração surpresa para os alunos e colaboradores celebrarem os 60 anos.
Trata-se de um momento tradicional para as instituições do grupo, no qual o público é convidado a agradecer pelas conquistas e experiências vividas ao longo de suas seis décadas de existência e de serviços prestados à sociedade. “A missa faz parte de uma cultura religiosa dos fundadores, que acaba se refletindo na cultura da empresa. Ela é o ponto alto, o momento mais importante de agradecimento a Deus e a todos pelas conquistas e pelo fruto do nosso trabalho”, explica a professora Fernanda Silva, coordenadora de Eventos da Unit Sergipe.
O padre Anderson Pina, capelão universitário do Grupo Tiradentes, lembra a importância da Capela da Unit, construída em 1840 em um antigo sítio no bairro Farolândia, em Aracaju, e que foi reformada no início das obras do Campus, em 1992. “A capelinha da Unit, como a professora Amélia [Uchoa, co-fundadora do Grupo] costuma dizer, é o coração do campus. Tudo começou ao redor justamente do primeiro prédio. Ao comprar o terreno, onde está a universidade, já existia a capelinha centenária, que se mantém até hoje. Então isso é motivo de gratidão”, destacou.
Para o capelão, que está na função há mais de 10 anos, o Grupo Tiradentes se tornou uma das maiores instituições educacionais do Nordeste e do país, “sempre com valores éticos, humanos, morais e, porque não, uma base cristã também”. Ele diz ainda que a missa se trata de um momento especial, que ganha mais relevância por acontecer em meio à retomada das atividades presenciais pós-pandemia. “Que possamos dar continuidade a essa missão tão grande de educar para valores uma juventude. Que nós possamos render gratidão a Deus nessa data tão festiva e comemorativa, com as vitórias sendo celebradas e alcançadas, e tudo sendo colocado nas mãos daquele que é o maior de todos os educadores da história da humanidade, o Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirma o padre Anderson.
Histórico
O Grupo Tiradentes surgiu a partir do Ginásio Tiradentes, inaugurado em Aracaju no dia 21 de abril de 1962. Ofertando cursos da educação infantil ao técnico, foi transformado em Colégio em 1964. Oito anos depois, em 1972, passou a atuar como Faculdade, oferecendo três cursos autorizados pelo Ministério da Educação. Com a conquista de cursos inéditos até então em Sergipe, ampliou sua estrutura e conseguiu seu reconhecimento oficial como universidade em 1994, o que resultou na criação da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). Em 2003, instalou campi nas cidades sergipanas de Estância, Itabaiana e Propriá. Logo em seguida, começou a criar polos de Ensino à Distância, por meio da Unit EaD, que hoje tem 26 unidades nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.
Em 2006, o Grupo criou uma faculdade integrada em Maceió, com três cursos superiores, e também teve uma rápida expansão, que resultou, em 2014, na criação do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas). Em 2012, a companhia incorporou a antiga Facipe (Faculdade Integrada de Pernambuco), no Recife, e criou a partir dela o segundo Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). Através do programa Mais Médicos, do governo federal, o Grupo conseguiu criar dois cursos de medicina no Estado, através das Faculdades Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade), em 2018, e de Goiana (Fits Goiana), em 2021.
Além das seis instituições de ensino superior, o Grupo Tiradentes tem ainda unidades de negócio que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fundado em 1998, é referência em pesquisa, produção científica e desenvolvimento em tecnologia e inovação. Em 2013, surgiu a Editora Tiradentes, que edita e publica livros e periódicos das áreas de conhecimento de cada unidade. Em 2017, foi criado o Tiradentes Institute, em Boston (Estados Unidos), a partir de uma parceria com a University of Massachusetts (UMass Boston). E em 2019, surgiu o Tiradentes Innovation Center, um centro de inovação que promove o desenvolvimento de tecnologias, ecossistemas e startups voltadas à educação.
Da assessoria.