Mesmo com internos mantendo 5 servidores como reféns, Sejuc diz que rebelião está sob controle

Da redação, AJN1

A Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) informa que a rebelião que ocorre no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju, está sob controle e as negociações estão em andamento, mesmo com seis internos mantendo cinco servidores como reféns.

De acordo com a Sejuc, os próprios internos afirmaram que o motim não foi desencadeado pela suspensão das visitas, mas sim, por demandas relacionadas ao interesse deles por transferências para outras unidades prisionais.

A rebelião teve início por volta das 8h30 desta terça-feira (11). As negociações estão sendo conduzidas pela Sejuc, Polícia Militar e Comissão dos Direitos Humanos. “Embora os detentos eles estejam em posse de facas e pedaços de ferro, a situação é considerada sob controle no momento”, diz a nota da Sejuc.

Dois servidores chegaram a ser feridos superficialmente e foram socorridos pelo Samu.

“Não há internos feridos e eles disseram que a motivação da rebelião não está ligada à suspensão das visitas, decorrente do isolamento social necessário ao enfrentamento à Covid-19. Os internos afirmaram que são reivindicações relacionadas ao interesse de serem transferidos. Eles alegam que não se sentem seguros na unidade prisional. A Sejuc destaca que todos os levantamentos sobre a situação estão sendo realizados, com o intuito de manter a segurança deles. A Sejuc e o Governo do Estado reiteram que a preocupação no momento é finalizar a ocorrência, de modo em que esteja assegurada a integridade física dos internos e dos servidores da unidade prisional”, conclui a nota.

+Sergipe tem 70 casos confirmados de covid-19 no sistema prisional