Lote de Kinder Ovo é recolhido no Reino Unido por suspeita de salmonela

A Agência de Segurança de Saúde e a Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido emitiram um alerta sobre lotes do chocolate Kinder Surpresa por uma suspeita de “ligação potencial a um surto de salmonela”. Até o momento, 57 casos de salmonela foram confirmados no Reino Unido, a maioria entre crianças de cinco anos ou menos.

Em comunicado enviado a mídia estrangeira, a Ferrero, proprietária da marca Kinder, ressaltou que nenhum dos produtos Kinder testou positivo para salmonela. “Embora não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando isso extremamente a sério”.

Outros produtos da Kinder e Ferrero não foram afetados.

Para reduzir o risco de qualquer doença adicional, os consumidores não devem comer os produtos listados no alerta de recall e eles/os pais ou responsáveis pelas crianças devem seguir os conselhos de risco contidos nele.Trecho de comunicado da Ferrero para consumidores do Reino Unido

A possível ligação entre casos relatados de salmonela e ovos de Kinder foi encontrada após investigações lideradas pelas agências de saúde do Reino Unido, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

No Reino Unido, a Ferrero fez um recall de lotes do Kinder Surpresa, individuais ou em embalagens de três, com data de validade entre 11 de julho de 2022 e 7 de outubro de 2022.

O recall acontece a poucas semanas da Páscoa, quando fabricantes de chocolate esperam um aumento nas vendas.

Nas redes sociais, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, alertou: “Se você comprou o produto abaixo [Kinder Surprise], não coma”. O órgão pede que consumidores procurem a Ferrero para conseguir o reembolso.

Ferrero has recalled selected batches of Kinder Surprise eggs because of the possible presence of salmonella.

If you have bought the below product, do not eat it. Instead, please contact Ferrero to obtain a full refund.

Read more: https://t.co/DKq1817qze https://t.co/wd2yNtOtac pic.twitter.com/j5ZmHUZZPP

— UK Health Security Agency (@UKHSA) April 4, 2022
“Sabemos que esses produtos em particular são populares entre crianças pequenas, especialmente quando a Páscoa se aproxima, por isso pedimos aos pais e responsáveis que verifiquem se algum produto que já está em sua casa é afetado por esse recall”, afirmou Tina Potter, chefe de incidentes da Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido.

A bactéria Salmonella pode causar intoxicação alimentar. Os sintomas incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre, mas geralmente desaparecem em poucos dias.

“No entanto, os sintomas podem ser mais graves e levar à hospitalização, especialmente nos muito jovens e naqueles com sistema imunológico enfraquecido”, acrescentaram as agências do Reino Unido.

Do Uol