“Juventude sergipana tem o maior potencial político-pensante do NE”

Por Wilma Anjos
A juventude sergipana elegeu um representante que falará com os Governos Federal, Estadual e Municipal, sobre questões de seu interesse. A eleição de Rafael Teles para a presidência do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude de Sergipe (Forjuve-SE) aconteceu no início de agosto, durante Encontro Estadual, em Aracaju, na presença de vários secretários municipais do estado. O universitário foi eleito por gestores públicos municipais, com o propósito de auxiliá-los na criação e implementação de políticas públicas voltadas ao público jovem. Rafael presidirá o Forjuve por dois anos. A liderança é uma atividade familiar para ele, que está em seu segundo mandato de diretor da juventude de Indiaroba, a 105 quilômetros da capital. O Correio de Sergipe conversou com o rapaz de postura firme sobre sua visão de incentivo aos jovens para o desenvolvimento e detalha o que se espera do Forjuve para o estado. Confira:
Correio de Sergipe: Como aconteceu o pleito?
Rafael Teles: A eleição foi conduzida pelo Conselho Estadual de Juventude e os votantes foram os gestores e secretários municipais. A nossa chapa, a ‘Avança Juventude’, foi chapa única na eleição para direção do Forjuve.
CS: O que significa ser diretor de Políticas para a Juventude?
RT: Significa, primeiramente: elaborar e propor as políticas municipais de esporte, cultura, educacionais e lazer e as políticas antidrogas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, bem como as ações necessárias à sua implantação;
Segundo: articular-se com os Governos Federal, Estadual e Municipais, demais órgãos públicos, terceiro setor e setor privado, com o objetivo de promover ações voltadas para o incremento das atividades de capacitação; principalmente o setor tecnológico e turístico e do protagonismo juvenil;
Por último, e não menos importante: promover o esporte socioeducativo como forma de inclusão, bem como ações que visem a estimular o surgimento e desenvolvimento de lideranças jovens e de vocações esportivas.
CS: E o que você pretende fazer no seu mandato de presidente do Forjuve?
RT: O desafio é colocar em prática as propostas. O nosso papel é fomentar o debate das políticas inter setoriais, transformando o discurso em ações que venham a dar, efetivamente, uma vida melhor para a juventude. A juventude não é o futuro, e sim o presente. É a gente quem está no dia a dia, nas escolas, nas universidades, no campo.
CS: O Fórum é uma proposta nova, não é verdade? Desde quando ele existe?
RT: Sim, é recente. Ele existe desde o dia quatro de agosto de 2021.
CS: E qual sua função exatamente?
RT: Entre as finalidades do Fórum estão a participação da elaboração de políticas públicas de juventude que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens, colaboração com o poder público no planejamento, na administração e na implementação das políticas públicas, e incentivar a integração e a participação do jovem nos processos social, educacional, econômico, político e cultural em todo o estado de Sergipe.
CS: Na sua opinião, o que é prioridade para o jovem sergipano?
RT: Falar da juventude e prioridade é falar de mais inclusão, mais oportunidade, como o Projovem. É programar um projeto de inclusão da juventude do campo nas universidades públicas, dar acesso à internet, mais acesso à educação política e cidadã, sistema de cotas e várias outras políticas.
CS: Em nível nacional, como você vê a juventude sergipana?
RT: A juventude sergipana é o público com maior potencial político-pensante do Nordeste, quiçá do Brasil.
CS: Até agora só mencionamos o Forjuve. Mas, quem é o seu presidente recém-eleito?
RT: Bom, eu me chamo Hamilton Rafael Santos Teles, sou solteiro e tenho 23 anos de idade. Sou estudante do curso de Publicidade e Propaganda e natural de Aracaju (SE). Atual diretor da juventude do município de Indiaroba e ex-membro da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas.
CS: Como se sente?
RT: Estar à frente do Forjuve é uma honra e um grande desafio. Fico feliz em poder representar a cidade de Indiaroba na presidência do Fórum Estadual, e também pelo reconhecimento dos demais gestores municipais de juventude, ao me elegerem presidente da Forjuve, devido ao trabalho que venho exercendo com os jovens Indiarobenses. Agora tenho a responsabilidade de contribuir com a juventude de todo o estado. Minha gestão no Forjuve será empenhada em fomentar cada vez mais políticas públicas para os jovens em todos os municípios, garantindo que o Estatuto da Juventude seja cumprido.
CS: Já tem data para a posse?
RT: Estamos aguardando a publicação da Resolução no Diário Oficial.