Instituto de Criminalística contará com um prédio novo
O Instituto de Criminalística (IC) contará com um prédio próprio para a realização dos exames e emissão dos laudos periciais em áreas como a documentoscopia, balística forense, identificação veicular e computação forense, além de outros campos de atuação da instituição vinculada à Coordenadora Geral de Perícia (Cogerp). A assinatura da ordem de serviço ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5. O novo espaço contará com investimentos de mais de R$ 6 milhões em mobiliário e equipamentos.
A previsão da conclusão das obras é para o final de 2021. O coordenador-geral de perícias, Nestor Barros, relembrou que o prédio próprio do Instituto de Criminalística já estava dentro do planejamento da Cogerp, já que dos quatro institutos, apenas o IC não contava com uma sede própria. “É uma data histórica para a perícia de Sergipe. Há décadas, os servidores da Cogerp pleiteavam um prédio próprio. Com essa assinatura de ordem de serviço, esse sonho está sendo realizado”, destacou.
Nestor Barros enfatizou que o prédio próprio do IC irá refletir em ganhos para os servidores da instituição e também para as investigações de crimes em Sergipe. “Essa obra vai impactar positivamente no trabalho dos peritos e servidores da Cogerp. Foi uma obra planejada que vai ser o melhor prédio já tido pelo IC ao longo desses anos. Vai impactar de forma positiva no trabalho, com espaço adequado às atividades dos servidores”, citou.
O diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Homem, detalhou que o novo prédio irá abranger as seções de atuação da perícia do IC. “Nesse novo prédio, vão funcionar as seções de perícia documentoscópica, computação forense, identificação veicular e balística forense. O novo prédio traz uma estrutura preparada. Foi um projeto pensado e elaborado para proporcionar conforto e uma estrutura adequada ao IC”, reiterou.
O coordenador-geral de perícias concluiu agradecendo o empenho da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na implementação de um prédio próprio para o Instituto de Criminalística. “É um marco histórico. No ano que a Cogerp completa 30 anos estamos celebrando esse contrato para adaptação do prédio a contento do IC. Nós queremos agradecer ao governador Belivaldo Chagas; ao secretário da segurança pública, João Eloy; ao secretário da fazenda, Marco Antônio Queiroz, que doou o prédio”, pontuou.
As informações são da SSP.