Incêndio no shopping Jardins atingiu duas lojas e um hipermercado

Da redação, AJN1

Depois de mais de quatro horas, as equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar e apagar o incêndio que começou em uma loja de calçados e atingiu um hipermercado e uma loja de informática no Shopping Jardins, em Aracaju. Durante toda a madrugada, os Bombeiros permaneceram no local realizando o rescaldo e utilizaram uma câmera térmica para detectar pontos quentes na área. Até o momento, não se tem informação sobre os prejuízos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas teriam começado por volta das 18h30 desta quarta-feira (21), entre o forro e o telhado de uma loja de calçados. A princípio, a Brigada de Incêndio, composta por bombeiros civis, deu o primeiro combate as chamas e evacuou o prédio. Rapidamente uma densa cortina de fumaça se formou sobre o shopping e pôde ser vista de várias áreas da cidade. Além disso, imagens divulgadas em redes sociais mostravam a fumaça e as labaredas que saíam do centro de compras.

O coronel Henrique Melo, do Corpo de Bombeiros, disse que, apesar do horário de pico, as primeiras equipes chegaram ao shopping 15 minutos depois de serem acionadas. A informação inicial dava conta que o incêndio estava concentrado em uma loja especifica. “Quando chegamos ao local encontramos muita fumaça. Labaredas mostradas em imagens nas redes sociais assustaram bastante”, revelou o oficial, acrescentando que, naquele momento, por ainda não saberem da dimensão do incêndio, foi solicitado apoio da Defesa Civil de Aracaju e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Contamos com o apoio de parceiros, por não saber da grandiosidade do incêndio. Mas usamos apenas a reserva técnica de água do shopping”, explicou o oficial. Ele disse ainda que não houve falhas no sistema preventivo de incêndio do centro de compras. “Notamos que o incêndio se concentrou e se propagou em uma área onde esse sistema preventivo não atua, que é entre o telhado e o forro. A prevenção, o combate, é totalmente humana. O incêndio começou em um local e se distribuiu por outras lojas do shopping. A princípio foi uma loja de calçados, a Nagem e o GBarbosa que foram atingidos”, revelou o coronel.

O trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio envolveu cerca de 60 homens e se estendeu até a madrugada. “A partir das 23h30 às equipes começaram a ser desmobilizadas. O foco de incêndio foi controlado por volta das 21h, mas existiam pontos quentes sobre o telhado e as equipes se revezaram por toda a madrugada fazendo o resfriamento do local. Saímos do shopping quando toda a fumaça se extinguiu e não havia mais pontos quentes. Utilizamos um equipamento bastante avançado, uma câmera térmica, para que não ficasse apenas na experiência do ser humano. Utilizamos tecnologia para debelar essas chamas”, comentou  o coronel Henrique Melo.

Segundo o oficial, a princípio a estrutura principal do telhado do shopping não está comprometida. As áreas onde as lojas atingidas foram isoladas para que seja realizada a perícia e uma vistoria mais apurada para verificar se existe algum risco a ser sanado. O coronel preferiu não se pronunciar sobre o que poderia ter provocado o incêndio.