Inaugurada UBS do bairro 17 de Março

 

Foi inaugurada na manhã deste sábado (6), no bairro 17 de Março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão. Com um investimento superior a R$ 1 milhão, a unidade é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo Federal, e beneficiará cerca de 20 mil usuários. A gestão da UBS será compartilhada com a Universidade Tiradentes.

“Realizamos a obra, mas não tínhamos os recursos para a compra dos equipamentos. Foi aí que, com criatividade, fizemos uma parceria com a iniciativa privada: a Universidade Tiradentes fará a gestão compartilhada da unidade. A Unit comprou todos os equipamentos, um investimento de R$ 450 mil, e vai trabalhar aqui com a gente. Também irá colaborar com a contratação de pessoal, e os alunos dos cursos da área de Saúde atuarão no bairro. Não vai faltar médico, não vai faltar material. Vai ser muito bem cuidado”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O prefeito explicou que esta parceria com a Unit se constitui num projeto piloto, que, em obtendo êxito, será replicado em outras unidades de saúde do município. “Se der certo, vamos implantar em todas as unidades. Para mim, não importa cor, ideologia, sexo, o que importa é que o cidadão que precisar seja bem atendido. O bom trabalho realizado aqui nas unidades de saúde não é para mim, é para o morador do 17 de Março, para aquela pessoa que está doente e precisa”, declarou.

A monitora escolar Daniele Gomes disse que já irá comparecer à nova unidade na próxima segunda-feira. “Este posto de saúde vai ser muito melhor para nós. Segunda já estarei aqui para pegar uma vaga. A gente sofria muito, ficava indo para vários postos. Agradeço muito ao prefeito por esta obra”, disse.

A UBS ocupa uma área de 1.700 m². Ela possui sala de acolhimento; nove consultórios; sala de odontologia, com duas cadeiras; salas de observação, vacina, curativos e nebulização; farmácia; sala de reunião; administração; recepção; espera; e sanitários masculinos e femininos, dotados de acessibilidade.

Gestão compartilhada

Para manutenção e funcionamento da unidade, a Prefeitura firmou uma parceria com a Universidade Tiradentes, que se encarregou de adquirir os materiais e cuidará do espaço. Como contrapartida, os alunos da Unit poderão usufruir do espaço para prática dos conhecimentos, de forma supervisionada.

No acordo de cooperação, assinado neste sábado, ficou definido que a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde irá fornecer insumos, material médico-hospitalar e medicamentos, exercer a efetiva gerência técnica e administrativa da UBS; contratar e custear recursos humanos para a manutenção do funcionamento de quatro Equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal; instalar o videomonitoramento, além de monitorar, avaliar e fiscalizar a execução do acordo.

À Unit caberá comprar equipamentos médico-hospitalares, equipamentos odontológicos, mobiliário comum, mobiliário hospitalar, equipamentos de informática e tecnologia e demais materiais permanentes de acordo com termos de referência (o que já foi efetivado); garantir e executar a manutenção preventiva e corretiva destes equipamentos; contratar e custear segurança física; contratar e custear a gerência administrativa; executar a limpeza e zeladoria do prédio; contratar e custear quatro técnicos de enfermagem para o funcionamento das unidades produtivas da UBS.

O superintendente acadêmico da Unit, Tenisson José dos Santos, realçou o caráter inovador da parceria. “O reitor Jouberto Uchôa ficou muito feliz com esta ideia que agora se tornou realidade. Esta unidade de saúde tem uma importância fundamental para a população do 17 de Março e funcionará de maneira inovadora a partir desta parceria, que é também uma extensão da nossa escola de Saúde. Em nome da Unit, é uma honra e um grande privilégio firmar esta parceria”, afirmou.

Homenagem

A UBS terá o nome do médico Roberto Paixão que foi o pioneiro na Cardiologia Hemodinâmica em Sergipe, realizou o primeiro cateterismo cardíaco do Estado e a primeira angioplastia coronariana com balão. Ele foi um grande mestre e entusiasta da cardiologia sergipana, faleceu em 21 de janeiro de 2009, em São Paulo, aos 60 anos de idade. Deixou a esposa, Edith Bastos Paixão, e quatro filhos.

Edith Paixão discursou na solenidade em nome da família. “Estou muito feliz. Feliz pela homenagem e feliz pelos moradores por receberem esta unidade de saúde. Nossa família está muito grata por esta beleza de homenagem, pelo carinho como todo este processo foi conduzido. Roberto pairou sua vida na seguinte tríade de valores: Deus, família e trabalho. Espero que quem for atuar nesta unidade tenha o mesmo espírito de doação, de verdade e de respeito pelas comunidades mais carentes que Roberto possuía”, disse.

*Com informações AAN