IBGE divulga resultados do teste do Censo nesta quinta-feira, 17
Nesta quinta-feira (17), às 10h, o IBGE realizará uma apresentação com a divulgação dos resultados do teste do Censo, realizado em Feira Nova (SE), no mês de novembro de 2021. O evento ocorrerá no auditório do Museu da Gente Sergipana, na Avenida Ivo do Prado, 398, no Centro de Aracaju.
Sobre o teste do Censo
O teste do Censo Demográfico ocorreu durante os meses de novembro e dezembro de 2021 na maioria dos estados, seguindo até meados de fevereiro de 2022 em algumas das localidades selecionadas.
Essa importante etapa do teste buscou verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo Demográfico de 2022. Foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades) nas 27 Unidades da Federação, as quais foram percorridas por cerca de 250
recenseadores.
Por ter abrangência nacional, a operação permitiu o envolvimento de todas as equipes de coordenação local de gerenciamento do Censo, possibilitando o uso de todos os sistemas de acompanhamento e a ambientação com as diversas ferramentas de acompanhamento e controle da coleta, o que significa uma excelente experiência de gestão para as equipes locais.
Objetivos do teste do Censo
• Mobilização e maior preparação para a operação de 2022, com foco na utilização
dos equipamentos e sistemas do censo em todas as Unidades Estaduais do IBGE;
• Sensibilização da sociedade sobre a realização do Censo Demográfico em 2022;
• Testar novamente a modalidade mista de coleta de dados, prevendo as
abordagens na forma presencial, por telefone e pela internet;
• Testar em campo a adoção de protocolos de segurança sanitária durante a
realização da operação, frente à pandemia de SARS-COV-2;
• Fornecer elementos na construção do Processo de Disseminação do Censo
Demográfico, dentre outros
Vale destacar que a realização deste teste em todas as Unidades Estaduais é uma operação preparatória realizada com esta abrangência de forma pioneira, ou seja, é uma inovação em termos de boas práticas para o aprimoramento das estatísticas oficiais. Em nenhuma das operações censitárias realizadas anteriormente pelo IBGE os testes envolveram e engajaram as equipes de todos os Estados em uma só operação.