Governo do Estado aumenta tarifa do transporte intermunicipal em 20%
Da redação, AJN1
Na página 15 do Diário Oficial dessa segunda-feira (11), o governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Transporte, anunciou reajuste de 20% sobre a tarifa do transporte intermunicipal, valor acima do reajuste do salário mínimo de 2022, que foi de 10,18%. A medida já está em vigor. O último aumento, de 10,06%, foi aplicado em julho de 2021. Atualmente, três cooperativas de transporte [Coopertalse, Via Norte e Coopetaju] atuam em Sergipe.
O Conselho de Transporte, que tem como presidente o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, justifica o aumento em virtude das “dificuldades das operadoras em atuar no sistema de transporte intermunicipal de passageiros”.
De acordo com o diretor de Transporte e Trânsito, Everton Menezes, o aumento também leva em consideração os preços de alguns insumos, que evoluíram em percentuais muito acima da inflação desde o último reajuste, como os combustíveis, que foram reajustados em 52,05%. Todos os insumos, segundo ele, elevaram os custos totais das cooperativas para 29,14%. As cooperativas, inclusive, solicitaram reajuste de 30%, mas se contentaram com 20%.
“Diante dos aumentos desenfreados dos combustíveis, e manutenção dos veículos, no mês de fevereiro fomos provocados, por todas as cooperativas que operam no sistema, solicitando um reajuste de 30% nos valores das passagens. Depois de muita análise, o Conselho Estadual de Transporte, levando em consideração a dificuldade da população, aprovou 20% de reequilíbrio tarifário. Lembramos que não é um aumento anual, mas sim um reequilíbrio para evitar que o sistema venha à falência, deixando a população sem transporte. Vale ressaltar que os aumentos dos combustíveis continuam a acontecer, nos últimos oito meses, já temos quase 60% de aumento nos combustíveis”, disse Everton Menezes.
Com o reajuste, confira os valores atualizados das passagens, com partida em Aracaju, para todos os municípios do Estado.