Google celebra o 101º aniversário da cantora brasileira Elizeth Cardoso

Elizeth Cardoso é a homenageada pelo Google no Doodle exibido nesta sexta-feira (16). A imagem celebra o 101º aniversário da cantora, conhecida como “A Divina”, e mostra a artista se apresentando com um microfone em um ambiente iluminado por estrelas. Elizeth é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, sendo atribuído ao seu álbum “Canção do Amor Demais” o marco inicial da Bossa Nova.

O Doodle de Elizeth Cardoso está sendo exibido somente no Brasil, nas versões do Google para celular e computador. Ao clicar na imagem, o usuário é redirecionado para os resultados de pesquisa sobre o nome da cantora. O buscador também permite que as pessoas compartilhem a imagem comemorativa por e-mail ou pelas redes sociais.

Elizeth Cardoso nasceu no dia 16 de julho de 1920, no Rio de Janeiro, em uma família de músicos. Estreou como cantora aos cinco anos de idade, mas foi durante uma festa comemorando o seu 16º aniversário que uma apresentação chamou a atenção do músico Jacob do Bandolim. A fama de Elizeth começou quando Jacob apresentou sua voz a cantores como Noel Rosa e Araci de Almeida, com quem passou a se apresentar na década de 1940.
Em 1950, a cantora gravou seu primeiro grande sucesso, “Canção de Amor”, responsável por atingir as paradas musicais e garantir seu espaço na atuação de filmes. O álbum “Canção do Amor Demais”, gravado por Elizeth em 1958, tem no repertório músicas de grandes compositores da música brasileira, como Vinícius de Moraes e Tom Jobim, incluindo o clássico “Chega de Saudade”. O sucesso das canções tornou o disco um símbolo considerado o marco inicial da Bossa Nova.

No blog oficial dos Doodles, o Google lembrou que o álbum “Canção do Amor Demais” foi listado pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 100 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos. A página também publicou um rascunho do Doodle atual, mostrando os traços iniciais dos desenhos antes de chegar à versão final.

Chamada por Pixinguinha de “a mais brasileira das cantoras brasileiras”, Elizeth Cardoso faleceu no dia 7 de maio de 1990, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de estômago.

Com informações de Google