Forró agora é patrimônio cultural e imaterial de Sergipe
O Projeto de Lei (PL) de nº 198 de 2019 que declara “O FORRÓ” como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa de Sergipe. O projeto, de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB), será encaminhado para o Poder Executivo a fim de ser sancionado pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).
De acordo com o deputado, o projeto de lei visa, unicamente, a preservação e a valorização da cultura sergipana. “Em Sergipe o forró faz parte da cultura da nossa gente, onde o envolvimento coletivo confirma sua importância nas vivências sociais e familiares. Nosso forró traz um diferencial dos demais estados do Nordeste, se transformando em um imenso arraial, se propagando nos demais 75 municípios”, explicou Garibalde.
A justificativa do projeto destaca que é no período junino que o forró tem seu ponto culminante, e que evento está associado a acontecimentos da época como queima de fogueiras, lançamento do barco de fogo, apresentações de quadrilhas juninas, entre outros. “Vale lembrar que o forró envolve uma cadeia produtiva abrangente de ritmos e sonoridades, empregando uma enorme quantidade de pessoas ao seu entorno. Por isso a importância de resguardar a nossa cultura”, defendeu Garibalde.