Família real da Inglaterra se despediu hoje do príncipe Philip

A família real se reuniu hoje (17) para se despedir de príncipe Philip, que morreu no último dia 9, aos 99 anos. A cerimônia aconteceu na cidade de Windsor, na Inglaterra, e pôde ser acompanhada pelo YouTube. A despedida de Philip começou por volta das 10h30, no Castelo de Windsor, uma das residências da realeza, ao som da banda dos guardas reais. O caixão com seu corpo foi levado por oficiais fardados a um Land Rover adaptado. Acima dele, estavam sua bandeira, espada e chapéu naval.

Em seguida, seguiu-se um cortejo. Os príncipes Charles, William, Harry e outros membros da realeza seguiram o carro a pé — todos sem máscara de proteção contra o novo coronavírus. A rainha Elizabeth 2ª, de máscara, foi em outro carro, ao lado de uma dama de companhia. William e Harry, inclusive, não andaram “lado a lado” durante a procissão, como havia adiantado que aconteceria a imprensa britânica. Este foi o primeiro encontro dos dois desde a entrevista de Harry e Meghan Markle à apresentadora Oprah Winfrey.

A procissão levou à Capela de São Jorge. O caixão foi recebido com um minuto de silêncio, o hino nacional e salva de tiros. A cerimônia interna, comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury, dividiu momentos entre discursos dos dois e cantos do coral. Na capela, cada núcleo familiar respeitou o distanciamento social. Lá, todos seguiram a rainha e também usaram máscaras. Posicionadas à frente do caixão do duque de Edimburgo, estavam as medalhas e condecorações que ele recebeu em vida. Todas ela foram citadas durante o funeral. O Palácio desencorajou os simpatizantes de Philip de se reunirem na área externa das residências reais para deixar flores. O prefeito de .

Fonte: Portal Uol