Ex-deputado e ex- conselheiro do TCE, Reinaldo Moura morre aos 77 anos
Da redação, AJN1
O ex-deputado estadual, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e radialista, Reinaldo Moura Ferreira, 77, morreu na manhã desta quinta-feira (11), no Hospital Primavera. Natural do município de Japaratuba, Reinaldo, que é pai do ex-deputado federal André Moura, fez história no rádio sergipano e também ocupou o cargo de vereador de Aracaju.
Reinaldo Moura estava internado no hospital particular desde a noite da terça feira (9), quando foi diagnosticado com um aneurisma de aorta – que consiste na dilatação das paredes da aorta, maior artéria do corpo humano. Reinaldo ainda chegou a ser submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência.
O velório acontece no hall da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Despedida
Através das redes sociais, André Moura homenageou Reinaldo, “Pai, vou guardar seus beijos comigo pra sempre.
Obrigado por tudo.”
Quem também usou as redes sociais para lamentar a morte do ex-deputado e ex-conselheiro do TCE foi a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). “Acabei de receber a noticia do falecimento do amigo e ex-Conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Reinaldo Moura. Uma grande perda pra Sergipe e para todos aqueles que puderam desfrutar de sua amizade. Foi líder do Governo João Alves durante sua passagem pela Assembleia Legislativa e muito contribuiu para o desenvolvimento de nosso Estado. Foi jornalista, radialista e encantou os sergipanos com sua voz grave e sua grande visão política. Deixa muitos amigos e uma trajetória de sucesso e reconhecimento por onde passou. Siga em paz, Reinaldo, que Deus lhe receba em toda sua Glória! Meus sinceros sentimentos à família e minha solidariedade neste momento de dor.”
Legado
Reinaldo Moura Ferreira, era filho de Olegário Mendonça Ferreira e Laudelina Moura Ferreira, sergipano de Japaratuba, jornalista e radialista, atuou em órgãos de comunicação da Bahia e de Sergipe e em sua vida pública exerceu os mandatos de vereador em Aracaju – 1977 a 1978 – e deputado estadual do Estado de Sergipe de 1978 a 2000.
Como parlamentar participou e presidiu comissões como a de Redação Final e a de Serviço Social, de Justiça, de Finanças, de Serviço Civil e foi líder do Governo por seis anos, em dois governos. Foi vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte (1989) e da Assembleia Legislativa – 1988 e 1989; membro da Comissão de Elaboração do Regimento Interno da Constituinte – 1988, presidiu a Assembleia Legislativa de 1993 a 1994 e de 1999 a 2000, assumiu o Governo do Estado por duas vezes: de 24 a 27/04/1993 e de 10 a 17 de outubro 1993.
Em fevereiro de 2001, Reinaldo Moura foi nomeado Conselheiro do TCE, onde foi Corregedor Geral – 2005 a 2007 e presidente de março 2009 a março de 2011. No TCE, Reinaldo ficou até dezembro de 2013.
*Matéria atualizada às 10h45