Dia Nacional do Livro será comemorado com o primeiro “Encontro LiterLAB-FUNCAP/UFS”

A escrita é uma das notáveis formas de expressões artísticas, considerada uma das principais formas de transmitir conhecimento e promover reflexões sobre a sociedade em todos os seus aspectos. Desde 2020, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com apoio da Lei Aldir Blanc (LAB), 135 escritores sergipanos selecionados nos editais tiveram a oportunidade de publicar suas obras literárias inéditas.

O resultado deste grande marco para a cultura sergipana será apresentado nesta quarta-feira (20), das 8h às 18h, na Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão, local que será palco da primeira edição do “Encontro LiterLAB-FUNCAP/UFS”.

A ação é alusiva ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, comemorado no dia 23 de abril, e tem como objetivo a valorização e fomento da produção literária em Sergipe. A programação terá início com a exibição de Mostra Literária, composta por todas as obras desenvolvidas pelos autores contemplados no Eixo 02, do Edital de Premiação de Artes Visuais e Literatura – Nº 05/2020, nas categorias: poesia, conto, romance, literatura infanto juvenil, dramaturgia, biografia e pesquisas. As obras estarão disponíveis em barracas distribuídas entre os corredores das Didáticas 1 e 2, das 8h às 17h. A abertura conta ainda com Chamada Poética: Open Mic – participação de poetas, cordelistas e público em geral.

Em seguida, às 9h, no Auditório da Reitoria da UFS, será realizada a solenidade de abertura das Mesas Redondas. Ao todo, são cinco mesas, com participação de palestrantes convidados e autores contemplados pela LAB. Na oportunidade, cada um apresentará suas experiências e falas relacionadas aos temas propostos para cada mesa: “A literatura sergipana: perpetuando nossa memórias, nossas histórias e nossa cultura”, com Mediação de Ana Maria Lourenço Azevedo, professora do Departamento de Educação da UFS; “Não somos invisíveis”, mediada por Maria Aparecida Silva Ribeiro, professora do Departamento De Letras Vernáculas; “A dramaturgia em Sergipe: a evolução do teatro sergipano”, Mediada pelo professor colaborador do Departamento de Teatro, Lucas Wendel Silva Santos. “Literatura de cordel e os festejos populares: patrimônio cultural brasileiro”, com mediação de Maria Roseneide Santana Dos Santos, mestre em linguística e membro eleita do Colegiado do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca; “O Romance E O Canto Na Literatura Sergipana”.

Na ocasião, serão lançadas oficialmente mais de vinte obras literárias. Essa ação acontecerá no foyer do Auditório da Reitoria, entre 9h e 12h.

Fonte: Ascom Funcap