Desembargador Edson Ulisses lança 2ª edição do livro Sabedoria Popular II
A segunda edição do livro ‘Sabedoria Popular II – Máximas, reflexões, outros saberes e amenidades no Zap Zap’, de autoria do desembargador Edson Ulisses de Melo, presidente do Poder Judiciário de Sergipe, foi lançada nesta segunda-feira (13), no hall do Anexo Administrativo I. O lançamento foi prestigiado por autoridades, familiares e amigos, que destacaram o caráter inovador da obra.
O Sabedoria Popular II é resultante de pesquisa em mensagens que circulam no aplicativo WhatsApp. Reúne máximas, reflexões, saberes e amenidades. “Essa coletânea surgiu do espírito de observação de mensagens interessantes para o dia a dia das pessoas. Havia uma preocupação que elas se perdessem no tempo. Então, o objetivo foi apreender isso e transmitir para a posteridade”, explicou o magistrado. O livro também traz piadas que circulam no aplicativo. “Rir é indispensável para ter um bom astral e uma boa vida”, disse o autor.
A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza, prestigiou o lançamento. “Estamos aqui, na verdade, recebendo um grande presente. Porque a leitura é muito fácil, leve, alegre, divertida e reflexiva também”, elogiou. Já o fundador do Grupo Tiradentes, o professor Jouberto Uchôa, destacou que tem todos os livros do desembargador Edson. “Espero que a juventude também leia este livro, principalmente os universitários”, ressaltou.
O presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, lembrou que o desembargador Edson Ulisses tem um compromisso com os direitos humanos. “Ele é um homem que tem o coração voltado para o próximo. Tudo o que ele faz é em função da sociedade. É um descendente do povo Xocó, afirmando-se como intelectual e magistrado sem esquecer das suas raízes, mostrando que está no caminho da união de todas etnias e raças”, apontou.
“O desembargador Edson se destaca não só na área política, mas também na literatura, como imortal da Academia Sergipana de Letras. Fica aqui o abraço dos 219 colegas que eu represento”, disse Roberto Alcântara, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase). Outro magistrado que compareceu ao lançamento foi o desembargador aposentado José Artêmio Barreto, ex-presidente do TJSE. “Fico feliz porque não é o primeiro lançamento dele que compareço e virei quantas vezes for”, enfatizou.
A diagramação, capa e ilustração do livro foi produzida por Joselito Miranda, com projeto gráfico da Editora Artner Comunicação, impressão da Segrase e revisão de Antônio Ponciano Bezerra e Maria Augusta Teles da Paixão. O Sabedoria Popular I foi lançado em abril de 2017; e o Sabedoria Popular II, dezembro do mesmo ano. O desembargador Edson é também autor de Reflexões Cidadãs (2012).
A apresentação musical ficou por conta de Thais Helena dos Santos, moradora do bairro 17 de Março e assistida pelo Instituto Mariana Moura; Emily, aluna da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro; e do flautista Odir Caio.
Doação
Assim como ocorreu em outros lançamentos, 50% da renda do livro Sabedoria Popular II beneficiará crianças e adolescente, desta vez para o Natal dos que vivem em unidades de acolhimento acompanhadas pelo Poder Judiciário. “Estamos preocupados com as crianças e adolescentes. A cada lançamento de um livro, dedicamos parte da renda para eles”, explicou Edson Ulisses.
Sobre o autor
O autor do livro nasceu em Porto da Folha (SE), em 24 de agosto de 1948. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, em 1975. Foi Presidente da OAB/SE e Procurador Geral do Estado. Chegou à magistratura, pela vaga do quinto constitucional, em 2008. Assumiu a Presidência do TJSE em fevereiro deste ano.
Fonte: Agência TJSE de Notícias