Covid-19: uso de máscara facial deixa de ser obrigatório em Sergipe

Após reunião nessa quinta-feira, 24, com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE), que avalia o cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, o governador Belivaldo Chagas suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras facial em locais abertos e fechados em Sergipe.

De acordo com o governo, para realizar a flexibilização da liberação foi levado em consideração o avanço da vacinação e a mudança no cenário da pandemia, como a redução de novos casos e mortes pela doença

Apesar da liberação, o Comitê fez recomendações do uso de máscaras em algumas situações, baseadas na última carta da Sociedade Brasileira de Imunologia, são elas: pacientes sintomáticos ou em contato com transmissões; sintomas de resfriado comum e síndromes gripais; profissionais de saúde que atuem na rede pública e familiares deles; população vulnerável; pessoas não vacinadas como as três doses; imunossuprimidos; idosos acima de 60 anos, em especial com comorbidades; gestantes; sempre que tiver em locais de risco de transmissão de Covid- 19, como: transporte público, agências bancárias, repartições, lotéricas e instituições de ensino e locais abertos com aglomeração.

Lei

Desde agosto de 2020, foi aprovada a Lei Estadual 8.726/2020, para multar quem não fizesse o uso de máscaras de proteção facial em espaços públicos. Até então, ninguém foi multado por descumprir a lei.

Na última segunda-feira, os deputados estaduais votaram a favor do Projeto de Lei do Executivo que revoga o uso de máscaras de proteção, para frear a proliferação do novo coronavírus em Sergipe.