Condomínios podem obter selo e certificação “Espaço Livre de Violência Contra a Mulher”
Startup vai certificar 10 mil empresas, condomínios e instituições, que atestem que são desenvolvidas práticas conscientes e responsáveis para garantir a integridade e segurança das mulheres
Em vigor desde novembro de 2021 no Estado de São Paulo, a Lei 17.406 obriga os síndicos a denunciarem a violência doméstica em condomínios, sejam residenciais ou comerciais. A comunicação deve ser feita à delegacia da mulher – ou ao órgão de segurança pública – quando houver nas unidades condominiais ou nas áreas comuns indícios de episódios de violência doméstica.
De acordo com a lei, síndicos ou administradores devem relatar casos de violência em andamento imediatamente, por telefone ou aplicativo, com informações que contribuam para identificação da vítima e agressor. Se o caso já tiver ocorrido, a comunicação pode ser por escrito, dentro de 24 horas.
Todas essas ações só surtirão efeito se forem acompanhadas de medidas de conscientização. Neste sentido, acaba de ser lançada a campanha de conscientização e entrega da Certificação e do Selo “Espaço Livre de Violência Contra a Mulher”.
A iniciativa é da startup Intuix, que atua na área de certificação, e pretende certificar 10 mil empresas, condomínios e instituições, que atestem – por meio de uma plataforma tecnológica – que são desenvolvidas práticas conscientes e responsáveis para garantir a integridade e segurança das mulheres no ambiente, conforme explica Paulo Roizman, fundador do Intuix.
Para obter essa certificação totalmente gratuita, o interessado fará sua inscrição em um site e, a partir daí, terá acesso a uma plataforma onde por meio de critérios como, código de ética, política de igualdade de gênero, checklist para mapeamento dos processos, programas de capacitação da equipe, somados a Inteligência Artificial ajudarão no diagnóstico e certificação da empresa, condomínio ou instituição.
“Estamos lançando mão da tecnologia para ajudar a conscientizar os colaboradores e certificar as empresas. E, o processo não termina com a certificação do local. Vamos acompanhar continuamente as empresas para que as boas práticas sejam permanentes”, destaca Roizman.
Sobre o Intuix
O Intuix é uma startup brasileira que oferece processo automatizado para certificação e melhoria contínua dos processos organizacionais. Por meio da tecnologia e de uma metodologia inovadora, o Intuix certifica a empresa e seus colaboradores de forma constante e consistente. Com isso, a empresa ou instituição ganha maior eficácia em suas operações, mais produtividade no seu time e, consequentemente, mais relevância no mercado em que atua. O objetivo do Intuix é democratizar o acesso às certificações ESG, habilitando o maior número de empresas e, assim, criar uma sociedade mais transparente, justa e harmônica.
Mais informações: www.intuix.com.br