Ciosp registra alta de 26% nos chamados ao 190 no primeiro semestre
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) registrou um aumento na quantidade de acionamentos ao número 190. Enquanto que no primeiro semestre do ano passado foram 78.342 acionamentos direcionados à Polícia Militar, nos seis primeiros meses de 2020 foram 98.732 chamados, o que corresponde a um aumento de 26%. Dentre as ocorrências mais frequentes, estão casos de perturbação do sossego, desobediência, ameaça, agressão e roubo.
O coronel Fábio Cardoso, gestor da Polícia Militar no Ciosp, detalhou o atendimento da unidade da segurança pública de Sergipe. “O Ciosp funciona 24h por dia, atendendo às ligações de emergências policiais pelo número 190. Essas ligações são relacionadas a crimes que estão acontecendo ou que acabaram de acontecer, e qualquer outra situação que precise da intervenção policial com a maior urgência possível”, destacou.
No primeiro semestre, houve aumento na quantidade de chamados ao Ciosp, conforme detalhou o coronel. “Tivemos um aumento substancial do número de ligações de emergências policiais ao Ciosp, acreditamos que isso esteja relacionado à pandemia. A partir do mês de março, tivemos um aumento substancial, chegando ao seu ápice no mês de maio”, reforçou.
Ele frisou que, ao fazer o acionamento, é fundamental estar em posse das informações mais precisas possíveis, para que o atendimento à ocorrência ocorra com agilidade. “É importante que, ao fazer a ligação, a pessoa tenha em mãos informações referentes à localização da ocorrência e as características das pessoas envolvidas, tudo isso facilitará que a Polícia Militar chegue com a maior brevidade possível e identifique os responsáveis na ocorrência”, mencionou.
Maior ocorrência
O coronel citou ainda que o domingo à noite é o período de maior incidência nos acionamentos. “Temos um aumento dessas ligações. Acreditamos que relacionadas ao uso do som abusivo. Nesse início de noite, as pessoas acabam, por vezes, excedendo o seu direito do uso do som, fazendo com que chegue à casa dos vizinhos, incomodando-os”, salientou.
Fonte: Ascom SSP