Chico Buarque lança inédito livro de contos
Chico Buarque, além de cantor e compositor, também é conhecido pelos romances que escreveu. Dessa vez, aventura-se na literatura com um livro inédito de contos. Os oito contos falam sobre uma jovem e seu tio, um grande artista sabotado, um desatino familiar, uma moradora de rua solitária, um passeio por Copacabana, um fã fervoroso de Clarice Lispector, um casal em sua primeira viagem e um lar em guerra.
O livro de 168 páginas está na pré-venda, por R$ 59,90 na versão física e R$ 29,90 como e-book. O lançamento oficial ocorreu nessa sexta-feira, dia 22 de outubro.
Sinopse
Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Um desatino familiar. Uma moradora de rua solitária. Um passeio por Copacabana. Um fã fervoroso de Clarice Lispector. Um casal em sua primeira viagem. Um lar em guerra.
Imersos na elogiada atmosfera da ficção de Chico Buarque, caracterizada pela agudeza da observação e a oposição frequente entre o poético e o cômico, os oito contos que formam este volume conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana.
Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama.
Em Anos de chumbo, Chico Buarque põe seu conhecido domínio da linguagem a serviço da concisão da forma. O resultado é arrebatador.
Sobre o autor
Chico Buarque de Holanda (1944) é músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Revelou-se ao público quando ganhou com a música A Banda, interpretada por Nara Leão, o primeiro Festival de Música Popular Brasileira. Chico logo conquistou reconhecimento de críticos e público.
Além de compositor e cantor, Chico também é escritor com uma série de livros lançados e traduzidos. Em 2019, ele recebeu o Prêmio Camões (31.ª edição) pelas obras publicadas.
No universo da música fez parceria com compositores e intérpretes de grande destaque entre eles: Vinícios de Morais, Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo e Francis Hime.
Seus últimos romances publicados foram: Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite Derramado (2009) , O Irmão Alemão (2014) e Essa Gente (2019).
Graças à sua produção literária, Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões no ano de 2019.