Centro Cultural de Aracaju recebe a 15ª Semana de Museus
‘Museus e histórias controversas, dizer o indizível em museus’. Este é o tema da 15ª Semana de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju. O evento, que acontece no Centro Cultural de Aracaju, comemora o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A programação de palestras, debates e visitas começa nesta terça-feira (16).
“É um evento realizado todo ano com uma programação que acontece no Brasil inteiro, em diversas instituições culturais. No Centro Cultural o nosso foco é ‘Aracaju no tempo dos bondes’. Teremos profissionais que entendem bem do assunto”, explica a museóloga Heisy Oliveira.
Para o presidente da Funcaju, Sílvio Santos, a semana de museus é mais um evento cultural que abre um bom debate sobre a história da capital sergipana. “Não se pode contar a história de Aracaju sem discutir nossos bondes. Até a chegada das marinetes era o transporte do trabalhador numa cidade que ainda guarda traços daquela época”, conta.
Programação
A programação da 15ª Semana de Museus inicia nesta terça às 9h30, com a palestra ‘O Museu como espaço de linguagem’, ministrada por Heisy Oliveira. Em seguida, às 10h, acontece a palestra ‘Os bondes de Aracaju na visão do escritor Mário Cabral’, com a bibliotecária Verônica Santana; e às 10h30, ‘Os bondes e as cidades’, com a historiadora Patrícia Siqueira.
Na quarta-feira (17), às 9h, haverá uma roda de conversa com o memorialista Murilo Mellins e o professor Amâncio Cardoso (IFS-SE), com o tema ‘Bondes na capital Aracaju’. Às 10h acontece a abertura da exposição ‘O tempo do bonde em Aracaju 1908-1955’, da curadoria do professor Amâncio Cardoso. A programação será encerrada com uma visita guiada à instituição, que se inicia às 10h30.
Fonte: PMA