Belivaldo deve anunciar o nome do pré-candidato ao governo ainda esta semana

Da redação, AJN1

 

Ainda nesta semana, o povo sergipano deverá saber quem será o candidato da base governista para disputar a principal cadeira do Palácio dos Despachos. Uma reunião com os partidos da base aliada acontece nesta segunda-feira (14), ocasião em que o martelo será batido.

A disputa está acirrada entre o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), ex-aliado do PT, e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), do mesmo partido do governador Belivaldo Chagas. O PSD, inclusive, é quem comanda a política governista e desponta como a maior sigla articulista do Estado, mesmo sem ter uma cartilha filosófica semeada nas categorias de base.

 

No pesar da balança, o nome de Edvaldo sai na frente, isso porque ele é o atual prefeito da capital e vem fazendo um bom trabalho. Além disso, a história política de Sergipe gosta de consagrar quem comanda Aracaju, e por motivos óbvios. Por outro lado, Edvaldo, ex-militante de esquerda, não é bem aceito pelas lideranças políticas da capital e do interior. A rejeição ao seu nome, dizem fontes ligadas ao bloco governista, é enorme.

 

Já a pré-candidatura de Fábio, mesmo sem ter tanta relevância na história recente da política do Estado, vem sendo pavimentada. Ele é bem-quisto pelo poder de diálogo que nutre com todos os grupos políticos, principalmente do interior. Não obstante, o seu partido “manda” nas articulações políticas do Estado, e só isso já basta.

 

Por fora correm os nomes do também deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade), que nunca foi um nome forte, principalmente depois que ele foi relator da reforma trabalhista, e do conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices de Andrade. Este último, entre todos os possíveis pré-candidatos, é o nome mais fraco do ponto de vista político.