Avenida ‘Canal 5’ é alvo de depredação praticada por vândalos
Os aparelho e bancos instalados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ao longo da avenida Dr. josé Thomas D'Ávila Nabuco com Murilo Dantas, mais conhecida como Canal 5, foi alvo recente de vandalismo. Os equipamentos, que servem para práticas de atividades físicas e dar comodidade para a população que quer utilizar o espaço público para o lazer, além de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, foram totalmente destruídos por vândalos.
Alguns moradores da região relatam que é comum presenciar a depreciação do bem público por parte de algumas frequentadores do local, como é o caso do estudante Gabriel Victor. "Já vi gente que fica em pé nos bancos que foram feitos para sentar. Eu fico insatisfeito com essas coisas. Esse vandalismo só prejudica a comunidade", comenta.
A dona de casa Rosineide do Nascimento vê esses atos de depredação com um descaso com a sociedade.
"Algo que é para o nosso bem é destruído por uma minoria. Muitos reclamam que não tem a estrutura e nem os aparelhos, mas quando passam a ter não cuidam ou vandalizam", conta.
Para Sérgio Reis, também morador da localidade, é preciso que a população crie consciência, uma vez que lgo que é para todos utilizarem alguns acabam quebrando e prejudicando aos outros. "É preciso que a população conserve, pois não é feito para o prefeito e sim para a comunidade utilizar", pontua.
De acordo com a assessoria de comunicação da Emurb, existe um cronograma de manutenção e/ou reposição dos equipamentos instalados pela PMA em locais públicos. No caso do Canal 5, o setor informou que será feita uma vistoria técnica no local e que a troca ou reparo dos equipamento irá depender apenas da demanda do cronograma, uma vez que existem outros pontos na cidade que também sofrem com a ação de vândalos.
A obra
A obra de urbanização da avenida Canal 5 foi inaugurada em março de 2014. Orçada em mais de R$ 7 milhões, são mais de 1.800 metros de extensão de obras que englobam micro e macrodrenagem, construção de calçadas, ciclovias, conservação e plantio de árvores, restauração do pavimento do entorno, iluminação e sinalização, além de espaço para praticar exercícios físicos e atividades de lazer de toda a extensão das duas avenidas.
Guarda Municipal
É válido ressaltar que toda e qualquer atitude de pichação, destruição ou violência ao patrimônio público é crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, no Artigo 163. A pena aplicada para estes casos é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Para denunciar qualquer tipo de vandalismo, o cidadão pode denunciar para a Guarda Municipal (153) ou a Polícia Militar (190).