Professores fazem ato contra PL do Governo que retira direitos da categoria
Da redação, AJN1
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) realizou um ato na manhã desta quarta-feira (16), em frende à sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com o objetivo de expressar para a sociedade sergipana e, principalmente, para os deputados, a insatisfação da categoria com o Projeto de Lei (PL) que trata a questão salarial dos professores, enviada recentemente pelo governo ao parlamento.
Na ótica da categoria, o PL que dispõe sobre reajuste salarial de todos os servidores do estado, teria retirado direitos da categoria.
“A luta do dia 16 diz respeito à Mobilização Nacional da Educação em defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.Em um cenário de destruição de carreira, não dá para aceitar uma proposta que não aplique os 33,24% no vencimento, que extingue a paridade entre ativos e aposentados (para aqueles que entraram no Estado antes de 2004) e que mexe em gratificações que são muito caras para o magistério. É fundamental que os professores e professoras ocupem à praça Fausto Cardoso, pois é na rua que se conquistam direitos”, afirma a professora Ivonete.
Entre as mudanças que constam no PL, o Sintese afirma que o Governo acaba com o triênio e congela a Gratificação por Atividade de Tempo Integral.
Esta reportagem aguarda posicionamento do Governo para falar sobre o assunto.