Associação de Juristas Católicos será fundada pela Arquidiocese na próxima terça

Na próxima terça-feira (20), às 15h, a Arquidiocese de Aracaju realizará o ato solene de Constituição da Associação de Juristas Católicos (Ajucat).
Segundo o seu Estatuto, a Associação tem como objetivo geral: “Integrar profissionais do Direito para uma atuação das ciências jurídicas, iluminadas pelos valores cristãos católicos em todas as esferas sociais da vida pública e privada”.
Além disso, conforme o estatuto, estabelece suas especificidades a partir da reflexão sobre os problemas do mundo contemporâneo, encorajando os juristas católicos a atuarem na defesa da Dignidade da Pessoa Humana com a promoção da paz e justiça social. “Para isso, a Ajucat funda seus pilares na Constituição Federal, nas leis civis e canônicas, à luz da Palavra de Deus, Tradição da Santa Igreja e seu Magistério”, diz um trecho da nota enviada à imprensa.
A Diretoria da Ajucat ressalta que “ela nasce em meio a tempos difíceis da sociedade, mas aspira por paz e fraternidade diante das violações de direitos, cujas sequelas da opressão e do abandono acometem os seres humanos”.
A solenidade para criação da Associação de Juristas Católicos ocorrerá na Cúria Arquidiocesana de Aracaju com a presença do Arcebispo, Dom João José Costa, e membros da Diretoria Executiva. Em observância aos protocolos de combate à covid-19, o evento será transmitido pela WebTV Cultura.