Weldo mantém total apoio ao maior investimento da história de Canindé

A empresa Poço da Areia Energia obteve no último dia 21, a licença ambiental para instalação de usina solar fotovoltaica (UFV- Poço da Areia) que entrará em fase de implantação no início de 2022, no município de Canindé do São Francisco, alto sertão sergipano. O empreendimento será o segundo maior parque de geração de energia fotovoltaica do mundo, ficando atrás apenas do Tengger Desert Solar Park, na China.

A instalação da placa foi motivo de alegria e esperança para empresários, gestores e, em especial, para o prefeito Weldo Mariano (PT), que desde vereador vem acompanhando esse projeto para o município. “Agradeço o empenho de todos envolvidos nesta iniciativa, em especial aos que fazem parte da Poço da Areia Energia, cuja visão empreendedora mudará a história do nosso município. A gestão municipal continuará sendo parceira deste grandioso projeto”, afirma o prefeito de Canindé.

Com uma área total de 245,2736 hectares e capacidade instalada de 100 MW, o empreendimento deve gerar 800 empregos já na primeira fase de execução do projeto. Prevista para iniciar em março, essa etapa inicial da obra representa 10% do total de área da usina, e contará com investimentos na ordem de R$ 450 milhões. A estimativa é de que, ao todo, a usina invista em toda a sua construção, em torno de R$ 5 bilhões.

“Não só Canindé, mas todo o Brasil, ainda enfrenta as consequências da pandemia na economia. Empregos foram perdidos, empresas e indústrias fechadas. Agora, temos a esperança de alcançar dias melhores, já começando com a geração de 800 empregos em nosso município. A prefeitura continuará sendo parceira desse projeto porque acredita e defende que com a parceria entre setor público e privado, é que poderemos alcançar dias melhores para o nosso povo”, frisou Weldo.

Audiência Pública

Na semana passada, a Câmara Municipal de Pacatuba promoveu uma audiência pública para debater o PPA (Plano Plurianual – 2022 a 2025), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a LOA (Lei Orçamentária Anual) e a criação do código tributário do município. Os temas estão sendo amplamente discutidos com a comunidade de Pacatuba, dentro dos prazos estabelecidos de acordo com as exigências legais para que não haja nenhum problema no andamento da gestão municipal.  Além disso, a Câmara está garantindo que as políticas públicas cheguem à população, beneficiando, principalmente, aqueles que mais precisam da administração municipal.

Recursos para Santa Rosa de Lima

Entre os dias 26 e 28 de outubro, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão, esteve em Brasília em busca de recursos para o município. Na capital federal, o gestor visitou os senadores Rogério Carvalho e Alessandro Vieira, e os deputados federais Valdevan Noventa, João Daniel, Fábio Reis e Fábio Mitidieri. Em conversa com os parlamentares sergipanos, Júnior Macarrão solicitou emendas para pavimentação de ruas nos povoados Areias, Lagoa do Carão e Rio Escuro, realização projeto agrícola que beneficiará agricultores através de sistemas de irrigação e aquisição de equipamentos para guarda municipal. Ao deputado Fábio Reis, o prefeito agradeceu os investimentos feitos no município e ao deputado Fábio Mitidieri fez o convite para visitar Santa Rosa no 13 de novembro e verificar o andamento das obras de calçamento do povoado Cana Brava.

Turismo

O Governo de Itabaiana, em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), realizará um curso para condutores de turismo que tem por objetivo gerar profissionais capacitados para orientar e conduzir as pessoas ou grupos durante as visitas aos pontos turísticos de município. Para dar o pontapé inicial, na semana passada aconteceu uma reunião que contou com a presença do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, da secretária de Turismo, Sônia Carvalho, e com profissionais da área. O curso terá início dia 08 de novembro. “Foi um encontro onde pudemos extrair e compartilhar ideias que serão colocadas em prática para fomentar o turismo de Itabaiana”, afirmou Adailton Sousa.

Renda Irlandesa

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria de Cultura de Laranjeiras promoveram, no último dia 27, a 1ª Oficina de Renda na rede de capacitação para inclusão digital das rendeiras de Renda Irlandesa de Sergipe. A oficina qualificou as rendeiras para realização de vendas no Instagram, Facebook e outras redes sociais. Dessa maneira, elas ampliam as possibilidades de negócio e se desenvolvem enquanto empreendedoras.

 

Autor

Cícero Mendes

Outras Notícias

voltar para página anterior