Você sente seus dentes sensíveis?

Você sente sensibilidade ao comer alimentos frios, quentes, doces ou ácidos? Pois é, a sensibilidade dentinária afeta muitas pessoas principalmente causada por esses estímulos.  Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte e a gengiva ao redor do dente.  Por algum fator extrínseco o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção e deixando exposta a dentina, causando a sensibilidade.

Então a causa da sensibilidade é a dentina que fica exposta ao meio, e essa exposição possui diversos fatores. Os fatores mais comuns são: retração gengival devido à maloclusões ou escovação inadequada; bebidas ácidas que causam erosão do esmalte; bruxismo; escovação com produtos abrasivos; gengivite; fratura dentária.

O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Ele irá fazer uma anamnese e diagnosticar o fator etiológico de sua sensibilidade. Procedimentos como limpeza e aplicação de flúor, restaurar as áreas que perderam esmalte, prescrever o creme dental ideal, são medidas que podem ser realizadas.

Contudo, você também pode evitar a sensibilidade com algumas atitudes, como: uso de escova com cerdas extra macias; escovação correta sem excesso de força; nunca utilizar produtos abrasivos; uso de fio dental e principalmente visitar regularmente seu dentista.

Autor

Mylena Santana

Outras Notícias

voltar para página anterior