Vereadores cobram melhorias no transporte intermunicipal

A reclamação dos laranjeirenses em relação ao transporte coletivo intermunicipal é grande. Por esse motivo, o problema gerou mais um debate na última quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Laranjeiras, durante a sessão ordinária da Casa Legislativa.

O principal problema apontado pelos passageiros é que as cooperativas que prestam serviço no município não cumprem toda a rota estabelecida, ou seja, a população precisa caminhar muito para pegar um ônibus ou se arriscar a viajar em pé nos veículos e, quase sempre, os trabalhadores chegam atrasados ao trabalho. Muitos até já perderam os seus empregos por este motivo.

Diante de toda a polêmica envolvendo o transporte intermunicipal de passageiros, os vereadores devem apresentar requerimento na casa legislativa para que os responsáveis prestem esclarecimentos sobre o fato. Este assunto é de responsabilidade do Governo do Estado e, por isso, os representantes do legislativo municipal vão solicitar apoio dos deputados estaduais para se somar à causa, que é de interesse coletivo.

As principais reclamações sobre a falta de transporte vêm dos moradores da Mussuca, Cedro, Pedra Branca, Bom Jesus, complexo habitacional Manoel do Prado Franco e Camaratuba, que nem linha com destino ao povoado existe. Por isso, a população se desloca a Laranjeiras ou Aracaju de forma incerta e improvisada.

Auxílio-Gás

A inclusão de novos beneficiários no programa Auxílio-Gás é um dos temas defendidos pelo ex-deputado federal Heleno Silva. “Não é razoável que em um estado com mais de 760 mil pessoas em situação de pobreza, apenas 66 mil recebam o auxílio para compra do botijão”, reclamou. O Auxílio-Gás é um benefício que começou a ser pago este ano às famílias inscritas no Auxílio Brasil. Cada uma recebe, a cada dois meses, o valor de R$ 52,00, que corresponde a 50% da média do preço do botijão de gás de 13 quilos. Sergipe tem pouco mais de 387 mil inscritos no Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família, mas apenas 66.007 recebem o valor extra para a compra do gás, o que equivale a pouco mais de 17% do total de beneficiários. “Meu objetivo é buscar apoios em Brasília para que todos os inscritos no Auxílio Brasil recebam, também, o valor para ajudar a comprar o gás. Já estive com o ministro da Cidadania, João Roma, e falei sobre o assunto”, afirmou Heleno Silva.

Fórum do Selo UNICEF

Na semana passada, a Prefeitura de Telha e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2021-2024. Com o tema “Eu e o meu Município crescendo juntos”, o evento reuniu representantes das organizações governamentais, sociedade civil e alunos da rede municipal e estadual para idealizar as políticas públicas focadas nas garantias dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser garantidas e desenvolvidas pelo Município no decorrer dos próximos anos, com o intuito de melhorar os indicadores sociais que têm impacto direto na vida do público proposto.

Fórum do Selo UNICEF II

A partir das propostas apresentadas, a comissão intersetorial irá montar um plano municipal de ação para reduzir as desigualdades, com metas a serem cumpridas baseadas nos objetivos colocados na pauta. Na oportunidade, houve apresentação dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), juntamente com a Banda Marcial Iago Vieira de Souza, que é composta 100% por jovens do Município e os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Programação Especial

O município de Cedro de São João segue com uma programação especial para o público feminino. Na última sexta-feira, 11, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, ofereceu uma série de serviços para elevar a autoestima das cedrenses. A ação aconteceu no povoado Poço dos Bois, com  direito a manicure, pedicure, corte de cabelo, designer de sobrancelha e massagem relaxante. O evento faz parte do trabalho desenvolvido pela gestão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Turismo

Sergipe foi um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o carnaval. A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo, com base na pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), que revelou o índice de taxa de ocupação hoteleira no período do carnaval. Sergipe e Alagoas atingiram a taxa de 80%, ficando à frente do Espírito Santo e Rio de Janeiro, que alcançaram 72%, cada.

Autor

Cícero Mendes

Outras Notícias

voltar para página anterior