Tipo de treinamento físico

Vários são os tipos de treinamento realizado numa sala de musculação entre eles existe o isométrico ou isometria, mas você conhece esse treinamento? Esse treino consiste em exercer uma força sobre um corpo e o mesmo permanecerá imóvel em um determinado tempo, como também se refere à posição estática que a fibra muscular se encontra na aplicação de uma força. Mas qual a finalidade desse treinamento? Força? Recuperação? Hipertrofia? A isometria proporciona a resistência dos ligamentos e tendões como também desenvolve o equilíbrio no controle do corpo. Na verdade a isometria possui em grande essência a autoconsciência, recupera lesões ajustando a independência motora. Utilizam a isometria para fins terapêuticos e periodização inicial de treinamento. Mas a isometria não pode ser aplicada para o objetivo da hipertrofia muscular (aumento da massa muscular)?

No objetivo da hipertrofia também pode ser utilizado, embora por permanecer em posição estática de contração possivelmente as mais diversas angulações não devem ser esquecidas, e este servirá como alternativa de ganho da força máxima em período básico e servirá de grande base para treinos futuros. Lembre-se para ocorrer de fato à hipertrofia microlesões devem ser geradas e na isometria ocorre de forma insignificante.

Outro ponto a ser mencionado do treinamento estático refere-se ao recrutamento das fibras musculares de contração: ao manter parada a musculatura o recrutamento das fibras lentas ou fibras que predominam gasto energético (diminuição do peso), pouco são acionadas, não sendo eficientes para aqueles que desejam perder. A isometria é bastante utilizada no PILATES, preocupa-se muito com o CORE, conhecidos como os músculos do centro ou estabilizadores, eles são específicos para controle corporal. Os treinos isométricos devem tomar muito cuidado, pois os mesmos elevam a pressão no momento dos exercícios por permanecer em posição de contração constante, dessa forma hipertensos não recomenda-se realizar.

Um excelente treinamento deve conter em sua periodização diversas qualidades físicas a serem trabalhadas, embora não pode fugir da especificidade biológica e cada indivíduo possuíra o momento e quantidade determinada de acordo seu objetivo. É interessante que o treino seja montado tanto com treinos isométricos quanto dinâmico o corpo necessita de estímulos diferentes.

Autor

Ilgo Max

Outras Notícias

voltar para página anterior