Sua Vida Financeira
O Banco Central do Brasil (BCB), criou um site para orientar a vida financeira das pessoas, o endereço do site é : https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira.
Nele é possível encontrar relatórios sobre seus empréstimos e financiamentos, contas em bancos, chaves Pix, débitos com o Governo Federal, cheques devolvidos e outras informações, conforme discriminado na página inicial do site.
O acesso é fácil e simples, basta clicar nos botões que selecionam cada função e o acesso é direto.
Cabe registrar que para acessar referidas informações é necessário fazer o cadastro no sistema Registrato do Banco Central. De acordo com o Banco Central, o Registrato é um sistema onde você pode consultar, de graça, informações sobre empréstimos em seu nome, em quais bancos você possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira feita por você.
No momento, conforme informado pelo Banco Central, novos cadastros e reabilitação de senhas no Registrato estão suspensos, mas se você já possui login Registrato, poderá acessar o sistema. Você também pode acessá-lo com a Conta Gov.br (nível prata ou ouro).
O relatório de chaves PIX é um relatório que traz a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde você possui uma chave Pix. Segundo informado pelo Banco Central do Brasil, o relatório permite à pessoa física ou jurídica: acessar dados próprios, consultar quais dados estão vinculados a cada chave Pix nos bancos e em outras instituições fiscalizadas pelo BC que fazem parte do Pix e verificar se seu CPF ou CNPJ estão vinculados a uma chave Pix sem sua autorização. Portanto, são importantes informações para o cidadão na lógica de controle desta importante ferramenta inovativa que foi criada recentemente pelo Banco Central do Brasil.
No relatório de empréstimos e financiamentos são disponibilizadas informações como saldo devedor, modalidade (empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial, etc) e status (a vencer ou vencida) de empréstimos e financiamentos contratados por pessoa física ou jurídica em cada banco ou outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central (BC). De acordo com o Banco Central, as informações desse relatório são extraídas do Sistema de Informações de Crédito (SCR), que é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.
No relatório de empréstimos e financiamentos irão constar todas as operações ou contratos com características de crédito e que impliquem risco de crédito. As principais modalidades são: crédito consignado; cheque especial; financiamento de veículos, imóveis e outros bens; cartão de crédito; leasing e operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica (fintechs).
De acordo com o Banco Central, o relatório serve para você conhecer o seu nível de endividamento e avaliar melhor a contratação de novas operações. Também permite identificar possíveis operações de empréstimos e financiamentos que tenham sido efetuadas em seu nome de forma fraudulenta. Além disso, conforme orientado pelo Banco Central, a partir do momento em que você tem acesso às informações de todas as suas operações de empréstimos e financiamentos, poderá identificar aquelas que estão vencidas (em atraso) e buscar o banco credor para efetuar o pagamento ou renegociar a dívida. Com isso, você reduz a incidência de juros sobre os valores em atraso e regulariza os registros em cadastros restritivos (negativos), que podem dificultar a obtenção de crédito.
O relatório de cheques sem fundos é um relatório que contém informações sobre cheques devolvidos, que geram inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos (CCF). As informações desse relatório são extraídas do CCF, banco de dados operado pelo Banco do Brasil, com base nas normas do Banco Central. Conforme orientado pelo Banco Central, se o seu nome estiver no CCF, você estará impedido de receber novos talonários de cheques e poderá ser incluído em cadastros restritivos. A partir do momento que você tem acesso às informações dos seus cheques devolvidos, poderá adotar as medidas cabíveis para exclusão do seu nome do CCF.
O relatório de cheques sem fundos traz as seguintes informações: nome do titular que emitiu o cheque; CPF ou CNPJ do titular que emitiu o cheque; banco e agência que fez a inclusão; motivo da devolução; número e valor do cheque; data da devolução e data da inclusão.
O relatório de câmbio e transferências internacionais é um relatório que disponibiliza informações sobre as operações de câmbio ou de transferências de valores do ou para o exterior em um determinado período, efetuadas pelos clientes. Segundo o Banco Central, as informações desse relatório são extraídas do Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen), a partir de dados fornecidos pelas instituições financeiras. De acordo com o Banco Central, o relatório permite a pessoas físicas e jurídicas: ter acesso aos dados próprios referentes aos registros de operações de câmbio e transferências internacionais, (verificar a ocorrência de uso indevido de CPF ou CNPJ e servir como fonte de informações para o preenchimento da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior.
Pelo que foi exposto, a minha recomendação é que façam uso das ferramentas acima disponibilizadas gratuitamente pelo Banco Central do Brasil e que irão ajudar a um melhor acompanhamento e controle de sua vida financeira, inclusive com ações preventivas contra fraudadores.