Se sua gengiva sangra ela não está saudável

Uma gengiva saudável é caracterizada clinicamente por ter uma coloração rosa e consistência firme, se houver mudanças destes sinais como; alteração da cor rosa para avermelhada, inchaço, consistência mole, sangramento ao escovar, ou até espontâneo, sua gengiva está com um processo inflamatório instalado: a Gengivite.

A gengivite é um processo inflamatório causado pelo acúmulo de placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias que formam uma película no dente, a má higiene (escovação deficiente e/ou falta do fio dental) é o principal fator etiológico da doença. Não é uma doença grave e de difícil tratamento, porém se não for tratada pode levar a serias complicações.

Algumas situações fisiológicas e hábitos podem colaborar para que a gengivite se torne mais susceptível em alguns pacientes.  Doenças e alterações sistêmicas como diabetes, alterações cardiovasculares e pulmonares, infecções pelo HIV, fumo, alterações hormonais, uso de aparelhos ortodônticos, entre outros podem agravar o quadro inflamatório.

O tratamento da gengivite consiste basicamente no controle mecânico de biofilme através do uso da escova e fio dental, método mais efetivo e acessível.  O uso do fio dental merece destaque, pois ele é responsável por higienizar regiões entre um dente e o outro e abaixo da gengiva. É valido lançar mão de coadjuvantes químicos como as soluções para bochechos, auxiliando principalmente contra o mau hálito.

Em virtude dessas considerações, o que devemos é manter um hábito de escovação após as refeições e uso diário do fio dental, não esquecendo o acompanhamento com o cirurgião-dentista.

Autor

Mylena Santana

Outras Notícias

voltar para página anterior