Se não for, desmarque

O modelo de assistência a saúde tanto no sistema público quanto no sistema privado possui a consulta médica como maior deflagrador de planejamento diagnóstico e terapêutico principalmente em serviços ambulatoriais. A consulta gera solicitação de exames, pedidos de avaliação multidisciplinar, prescrição de medicamentos e orientações que podem ser determinantes na saúde de um indivíduo.

Acreditem ou não, independentemente de sistema público ou privado, estudos apontam um absenteísmo de que varia de 19 a 30 % em consultas ambulatoriais agendadas. Entender o que motiva tamanha falta de comparecimento e o impacto dessa ausência nos serviços de saúde é importantíssimo para garantir que o cuidado seja oferecido a quem anseia desesperadamente por este encontro e enfrenta uma longa e demorada fila.

Esqueci

A ausência do usuário na consulta previamente agendada é chamada de absenteísmo e se caracteriza pelo não comparecimento a consultas ou procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia ao local de realização. Não é um problema exclusivamente brasileiro. Revisões sistemáticas mostram taxas que variam de 13,2% a 43% de ausência a consultas no mundo todo. Porquê isso acontece já foi estudado. Estudo publicado pela Fiocruz em 2019 mostra que o absenteísmo acontece principalmente por esquecimento por parte do paciente do encontro agendado. Há outras justificativas como falhas na comunicação entre o serviço e o usuário, melhora dos sintomas, falta de transporte, agendamento em horário de trabalho e facilidade na marcação de consultas (esse geralmente serviços privados). O absenteísmo é considerado multifatorial e tem repercussões negativas para todos os envolvidos : usuários, profissionais e gestão.

Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Santa Catarina realizado no ano de 2016 mostrou um impacto de R$13,4 milhões nos cofres públicos causado pelo absenteísmo. É um problema real e que custa muito caro.

No Privado

No sistema privado, o impacto não deixa de ser grande apesar de ser menos estudado. Trabalhamos também com uma média de 30% de faltas em consultas agendadas por planos de saúde, muitas vezes confirmadas no dia anterior. A confirmação prévia e próxima diminui o a justificativa esquecimento e coloca a questão : Porquê confirmar e não ir e porquê não ligar para desmarcar. Mesmo no cenário privado há listas de espera e pacientes esperando ansiosamente pela consulta que outra pessoa deixou de ir e não permitiu com que o interessado fosse atendido ao abrir mão de seu horário agendado. Apesar de questionável, a relação médico-paciente é regida pelo código de defesa do consumidor e permite que médicos e clínicas cobrem uma taxa pelo não comparecimento ao seu agendamento desde que o paciente tenha sido claramente avisado sobre esta prática da empresa, que tenha confirmado sua presença e que não tenha justificativa para sua ausência. Imprevistos acontecem com todos e há de haver um entendimento em situações especiais que podem acontecer. O que precisamos repensar é o impacto que essas ações tem na vida de todas as outras pessoas envolvidas no processo de realizações de atendimentos e exames médicos.

Como resolver

Parece não haver fórmula mágica, mas uma campanha de informação e conscientização já seria um bom começo. Entender como nossas ações podem impactar na vida de outras pessoas é fundamental no exercício da civilidade e do respeito ao próximo. É um longo caminho a se percorrer no sentido de identificar o motivo individual da ausências e tentar melhorar fluxos para que não haja esquecimento nem dificuldade de acesso. Enquanto isso, caso tenha um procedimento marcado , se não for, desmarque. Pode estar ajudando alguém.

Até semana que vem.

Autor

Paula Saab

Outras Notícias

voltar para página anterior