Saiba como é formado o tártaro

O tártaro é, basicamente, aquela sujeirinha que não foi removida e que calcificou tornando-se uma superfície dura e bem aderida ao dente. A placa é um filme grosso, composto de saliva, bactérias e partículas de alimentos que se acumulam na linha da gengiva. Se a placa não é removida todos os dias, com escovação delicada, uso de fio dental e bochechos, ela pode endurecer e se transformar em tártaro. O sinal mais comum para saber se tem tártaro é a sua coloração amarelo ou marrom nos dentes na região da margem gengival.

Como é um problema bucal que acontece por causa de uma higiene ausente ou inadequada, pode aparecer a qualquer fase da vida. Entretanto, outros fatores podem influenciar na sua formação, como alterações do fluxo salivar, doenças metabólicas como o diabetes, o hiperparatireoidismo, e uso de alguns medicamentos.

A presença do tártaro pode trazer diversas consequências para os seus dentes, como gengivite, cáries e até mesmo a periodontite. Isso acontece porque, se o tártaro não for removido, as bactérias ali presentes vão continuar proliferando e evoluir para um quadro de perda dentária.

Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como “raspagem”.

Autor

Mylena Santana

Outras Notícias

voltar para página anterior