Saiba algumas dicas para você melhorar seu desempenho nas corridas de rua
Você já correu com o objetivo físico nas ruas? Sentiu alguma dificuldade, desconforto muscular e/ou cardiorrespiratório? Correr é um ato natural que facilita a execução deste exercício, embora, dados estatísticos em níveis de lesões sejam crescentes e isso preocupa cada vez mais os profissionais da área da saúde. Mesmo sendo de fácil acesso, a corrida deve obter alguns cuidados necessários.
VOCÊ SABE QUAL O TIPO DE SUA PISADA?
Saber qual o tipo de sua pisada é super importante, já que você pode evitar lesões. Quando identificar, o interessante é adquirir um tênis que seja de acordo a sua pisada. São eles: pronada ou o pé em eversão, é um tipo mais comum, constitui em ter a predominância para dentro. Temos a pisada supinada ou pé em inversão, o qual predomina a parte externa dos pés. O outro tipo é a pisada neutra, a qual predomina todo o pé.
MUSCULAÇÃO PARA CORRIDA
Para iniciar uma preparação para a corrida, uma atividade complementar que pode ser adotada é a musculação. Com duas a três sessões por semana (em dias alternados à corrida), o corredor consegue através desse exercício fortalecer os músculos envolvidos na corrida, melhorando a performance e evitando lesões. Na corrida de rua você tem o desgaste, principalmente, da musculatura dos membros inferiores. Por isso a musculação é importantíssima no que se refere ao tônus muscular. O corredor tem que trabalhar musculaturas específicas, como o quadríceps (que é o músculo da coxa), glúteo, posteriores de coxa e a panturrilha. Fortalecendo essas estruturas, ele terá uma economia de esforço e um rendimento melhor.
DESCANSO
O descanso é fundamental para um bom rendimento, engana-se aquele que pensa que é necessário treinar todos os dias. O corpo necessita fisiologicamente de repouso, assim o rendimento será mais eficiente posteriormente, o ideal é próximo as provas repouso e diminuir a intensidade dos treinos.
Contudo por conta das incidências das lesões, algumas pessoas têm procurado profissionais de educação física para iniciarem essa prática. Os educadores físicos atuam na avaliação do nível de desempenho dos alunos e formulam objetivos a curto, médio e longo prazo. Segundo esses profissionais, um treinamento de três meses é suficiente para uma pessoa que não pratica corrida, iniciar a participação em provas curtas. Portanto evite lesões! Procure um profissional capacitado e torne a prazerosa.