Posição destoada
O voto isolado do senador Rogério Carvalho (PT) a favor da Resolução do Congresso Nacional sobre o chamado Orçamento Secreto tem rendido especulações e muita contrariedade em alguns petistas. Para a presidente do diretório nacional, Gleisi Hoffmann, Carvalho cometeu uma falta grave, destoando completamente da orientação da bancada no Senado, bem como das posições da direção partidária. Por conta disso, a maioria das correntes do partido devem se unir para inviabilizar a candidatura dele ao Governo de Sergipe, ano que vem.
Autonomia do Poder
Diante das críticas e pressões, o senador Rogério Carvalho contou que defendeu o que havia sido deliberado por unanimidade pelo Congresso Nacional. Disse, ainda, que não era uma questão de “acreditar – ou não no modelo de execução orçamentária, mas de defender a autonomia do Poder Legislativo em relação a outros Poderes”. Óbvio que a explicação do senador sergipano não convenceu os seus correligionários. Na verdade, pelo que tem vivido nos últimos tempos, Rogério tem pensado fora da caixa do PT.
Cretinismo parlamentar
No próximo dia 16, o diretório nacional do PT se reúne para avaliar, entre outras coisas, o posicionamento do senador Rogério Carvalho que é pré-candidato ao Governo de Sergipe e conta (va) com o apoio do principal líder do partido, o ex-presidente Lula. À Folha de São Paulo, Jilmar Tato, secretário de comunicação do partido, declarou que ele não deve ser expulso, mas defende a não candidatura à sucessão estadual. A expectativa dele é que haja punição ou, ao menos, seja concedido ao senador o troféu “cretinismo parlamentar 2021”.
Muito significativa
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) comemorou a assinatura da licitação para o início da primeira etapa da obra do Canal de Xingó. Ela garantiu R$ 5 milhões das suas emendas para essa construção por entender que ela representa a redenção dos sergipanos, em especial, dos sertanejos que, com o Canal, passa a ter abundância de água do rio São Francisco. A democrata lembrou que esse foi um sonho projetado pelo visionário e irrequieto ex-governador João Alves Filho (in memorian).
Taxa de esgoto
O governador Belivaldo Chagas recebeu parlamentares de Itabaiana e representantes das comunidades para tratar sobre a cobrança da taxa de esgoto que é considerada abusiva, sobretudo, por não haver eficiência no serviço prestado pela Deso, no que diz respeito ao abastecimento contínuo de água. A iniciativa partiu da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) que tem recebido diversas reclamações que considera justas, “uma que a população tem sido duplamente prejudicada: pela falta de água nas torneiras e pela alta taxa incluída na fatura”.
TOME NOTA
Tribunal de Justiça…
Mandou suspender o reajuste salarial de trabalhadores de Carmóplis. Explica-se: é que o gasto com pessoal no município já é superior a 84%, muito acima do permitido pela LRF.
Outro fato…
Lembrado pelo desembargador Cezário Siqueira Neto, é que é 180 dias antes do término do mandato do titular do Poder, não pode haver ato que gere aumento de despesa com pessoal.
Decisão adotada…
Pelo Tribunal sergipano atende a um Agravo de Instrumento impetrado pelo Ministério Público Estadual.