Por que devo usar psyllium?
Talvez você nunca tenha ouvido falar do psyllium, mas seus benefícios são inúmeros. Particularmente, esse é um produto que indico muito para meus pacientes, claro, considerando o histórico de cada paciente.
O psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca de sementes de uma planta nativa de algumas partes da Ásia, regiões mediterrâneas da Europa e África do Norte. Essa fibra tem a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com líquidos, se expande e forma uma massa gelatinosa no intestino. Esse gel volumoso limpa a parede intestinal, transporta toxinas e resíduos através do cólon e tem um excelente efeito laxante, sem causar diarreia ou dores abdominais. Ele possui efeito regulador da atividade intestinal, aumentando o volume e a umidade das fezes e estimulando os movimentos intestinais, ajuda no controle da glicemia, dos triglicerídeos, colesterol, pressão arterial, aumenta a saciedade, e ainda é um ótimo aliado no emagrecimento. Pode ser consumido em pó ou na forma de farelo, sempre acompanhado de muita água. É uma excelente opção para quem busca auxílio na regulação intestinal (tanto em casos de intestino preso quanto de intestino solto) e um auxílio para a redução dos triglicerídeos.
Outros benefícios do psyllium
– Quando ingerido com água, o psyllium provoca saciedade em função de seu volume no estômago;
– Tem eficácia no tratamento da síndrome do intestino irritável e da constipação, pois é rico em fibras (cada 100 g de psyllium contêm 80 g de fibras aproximadamente);
– Seu consumo diário pode reduzir problemas clínicos relacionados à doença coronariana em 11,5%;
– Ajuda a promover níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos.
Possíveis efeitos colaterais
Os mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são excesso de gases, dor ou inchaço abdominal.
Psyllium emagrece?
Ele sozinho não, mas é um grande aliado no emagrecimento. O consumo diário de fibra pode oferecer muitos benefícios para o organismo e desempenhar um papel crucial na promoção da saúde do cólon, o que já proporciona vantagem para essa questão de emagrecimento, já que a saúde intestinal está diretamente ligada ao processo de perda ou ganho de peso. A fibra proporciona volume, facilita a passagem e ajuda a acelerar o tempo de trânsito pelo trato digestivo, causando assim, aceleração metabólica. Além disso, há um aumento na saciedade, o que pode incentivar a pessoa a comer um menor volume de alimento ou se manter saciada por mais tempo, evitando o hábito de beliscar.
Vale lembrar que o consumo diário de fibras deve variar entre 25 a 30 gramas. Em 10 g de psyllium, encontramos 8,2 g de fibras aproximadamente, o que representa 33% do consumo diário indicado. Para se ter ideia, o farelo de aveia, nessa mesma quantidade, possui 1,5 g, o que representa 6% do consumo indicado. Dessa forma, pode-se dizer que incluir o psyllium na dieta é uma excelente forma de ingerir a quantidade indicada de fibras por dia.
Converse com seu nutricionista sobre a possibilidade de uso dessa fibra, com certeza ele irá direcionar você para a melhor estratégia quando o assunto é saúde intestinal.
E não se esqueça, antes de começar qualquer tratamento dietético, sempre consulte seu (sua) nutricionista para saber qual a melhor forma e estratégia nutricional para resolver o seu problema. E lembre-se sempre: Dieta só com nutricionista!
Até a próxima!