Para correr, comece do mais simples, você chegará aos seus objetivos!
Correr é um dos exercícios mais praticados ultimamente. A crescente formação de grupos de corridas é notório devido à demanda da sociedade, à busca pela prática do exercício físico sem compromisso de horário. A corrida de rua é um esporte de fácil acesso, já que não precisa de outra pessoa ou de outros acessórios, somente depende de você. Dessa forma, o investimento de diversas empresas neste ramo é crescente, acarretando numa prática mais saudável. Algumas cidades são cenários para diversas corridas de rua e Aracaju é uma delas, em que algumas corridas de cinco, dez e quinze quilômetros, acontecem em diferentes épocas do ano. Esses eventos têm incentivado homens e mulheres de diversas idades a começarem a correr, mas é bom saber que antes de participar de qualquer prova, são necessários treinos com acompanhamento especializado.
Por causa dessa tendência, algumas pessoas têm procurado profissionais de educação física para iniciarem essa prática. Os educadores físicos atuam na avaliação do nível de desempenho dos alunos e formulam objetivos a curto, médio e longo prazo. Segundo esses profissionais, um treinamento de três meses é suficiente para uma pessoa que não pratica corrida, iniciar a participação em provas curtas. Outro ponto a ser mencionado é o tênis que deve ser utilizado para correr, este deve ser de acordo ao seu modo de pisada. As lojas têm por obrigação explicarem ao cliente o tipo de pisada: pronada, supinada, assim a biomecânica facilitará seu rendimento.
IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO
Para iniciar uma preparação para a corrida, uma atividade complementar que pode ser adotada é a musculação. Com duas a três sessões por semana (em dias alternados à corrida), o corredor consegue através desse exercício fortalecer os músculos envolvidos na corrida, melhorando a performance e evitando lesões. Na corrida de rua você tem o desgaste, principalmente, da musculatura dos membros inferiores. Por isso a musculação é importantíssima no que se refere ao tônus muscular. O corredor tem que trabalhar musculaturas específicas, como o quadríceps (que é o músculo da coxa), glúteo, posteriores de coxa e a panturrilha. Fortalecendo essas estruturas, ele terá uma economia de esforço e um rendimento melhor.
BENEFÍCIOS DA CORRIDA
Os benefícios da corrida são inúmeros: diminuição do peso, percentual de gordura, diminuição da hipertensão arterial, melhora dos níveis do açúcar, melhora do humor, produção do HDL, considerado o bom colesterol, dentre outros que acarretarão em longevidade. Mas como toda atividade física, se não for praticada de forma correta, pode gerar problemas no corpo. O início gradual da corrida, começando a correr devagar e acelerar progressivamente e o alongamento ao fim da prática, são essenciais para evitar agravos à saúde, o importante é ir devagar e sempre. Acompanhado de um profissional de educação física especializado, o iniciante conseguirá um melhor rendimento, além de minimizar possíveis contratempos, como contusões e lesões.