Os vários benefícios da canela
Uma das especiarias mais antigas do mundo e muito utilizada na gastronomia, principalmente por nós nordestinos, a canela é um dos melhores temperos em termos de nutrição e bem-estar, ela possui uma poderosa lista de benefícios à saúde.
A canela possui propriedades antibacterianas, antioxidantes e hipoglicemiantes. Essas propriedades podem estar presentes preferencialmente no chá feito com a infusão do pau da canela, e menos na infusão do saquinho ou de chás industrializados.
A bebida também é bastante relacionada ao emagrecimento sendo um termogênico que pode proporcionar um auxílio na perda de peso, ou seja, pode aumentar um pouco a resposta metabólica, fazendo o corpo queimar mais calorias durante a digestão.
Principais nutrientes da canela
Nutricionalmente rica em fibras, manganês, cálcio, ferro e vitamina K, a canela possui também boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes. Ela também é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores. Também tem uma ação anti-inflamatória, isto faz com que o consumo da especiaria seja indicado para quem sofre com problemas inflamatórios, entre eles a obesidade.
O consumo regular de canela promove diversos benefícios a saúde, veja alguns:
– Ajuda no controle da diabetes: A canela possui propriedade antioxidante e anti-inflamatória, que protege as células do pâncreas e melhora a função do hormônio insulina, prevenindo a resistência à insulina e diabetes.
– Auxilia no emagrecimento: a especiaria é considerada um alimento termogênico, isto é, aumenta o gasto calórico do nosso organismo durante os processos metabólicos e de digestão. Portanto, podemos dizer que de maneira indireta, ela acaba auxiliando no processo de emagrecimento.
– Melhora a saúde mental: ela contém antioxidantes que previnem os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central, o que melhora a memória e ajuda a prevenir situações como, Alzheimer, demência e mal de Parkinson.
– Prevenção de doenças cardiovasculares: os compostos antioxidantes presentes na canela ajudam a prevenir a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e os triglicerídeos no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças, como ateroscleroses, infarto e derrame.
– Melhora no humor: a canela tem propriedades anti-inflamatórias, evitando a inflamação nas células do sistema nervoso central e melhorando a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do humor, felicidade e bem estar geral.
– Melhora na digestão: a canela melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes, melhorando a digestão e aliviando problemas como distensão abdominal e excesso de gases.
– Ajuda a prevenir câncer: por conter cinamaldeído e eugenol, compostos com potente ação antioxidante, a canela pode ajudar a combater o excesso de radicais livres, evitando danos às células saudáveis e prevenindo, assim, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
– Fortalece o sistema imunológico: por conter compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a canela é uma especiaria com ação imunomoduladora, ajudando a fortalecer e melhorar as funções do sistema imunológico contra infecções, como gripes e resfriados.
– Alívio dos sintomas da TPM: tomar chá de canela pode ajudar a combater as cólicas menstruais. Isso porque ela melhora a circulação sanguínea e auxilia na regulação de algumas substâncias que provocam contrações fortes e cólicas. Portanto, o chá colabora com a redução dos sintomas da tensão pré-menstrual e durante os primeiros dias do ciclo.
Contraindicações
Alguns casos em que o chá de canela pode ser contraindicado:
– Gestantes e lactantes: O consumo do chá de canela não é indicado para mulheres grávidas, independentemente do período da gestação. Isso porque a bebida pode causar um aumento nas contrações no útero, o que é um fator de risco para a gravidez e pode levar ao aborto.
– Pessoas com hipoglicemia: O chá é indicado como hipoglicemiante, ou seja, ajuda a reduzir o índice de glicemia no organismo. Portanto, pessoas que já possuem hipoglicemia devem evitar a bebida para não potencializar os sintomas do quadro.
Ainda que a canela seja benéfica para a saúde, ela pode apresentar algumas contraindicações se consumida em excesso. Dessa forma, é importante consultar seu (sua) nutricionista para saber se é seguro ou não a ingestão da especiaria no seu caso individual.
E não se esqueça, antes de começar qualquer tratamento dietético, sempre consulte seu (sua) nutricionista para saber qual a melhor forma e estratégia nutricional para resolver o seu problema. E lembre-se sempre: Dieta só com nutricionista!
Até a próxima!